30 de abr. de 2010

Sorteio de Ingressos: Resultado

Este é o resultado do sorteio de ingressos desta semana de promoções do blog.
Os contemplados poderão dirigirem-se ao local da venda de ingressos da respectiva festa onde foram agraciados, munidos de sua carteira de identidade, e solicitar prêmio, lembrando que o mesmo é intransferível.

SRC Filhos da Lua - Festa do Rallye
Alvaro Martins
Raíssa Mariani

CSE Luz e Ordem - 1º Pagode Brasil
Bruno Barão
Rafael Leão

Embate público

Nas últimas edições do jornal A 1ª Folha, o vereador Ronaldo Madruga (PP) e o diretor da Escola de Educação Infantil Pinheirinho, Leonardo Morais, tem travado uma discussão árdua, após a acusação do edil de que alunos da escolinha estariam assistindo às aulas sentados ao chão.

A denúncia feita pelo vereador no início deste mês teve destaque nas páginas do jornal, até que na edição do último dia 24, o diretor enviou ao jornal uma nota de repúdio e desagravo pelas declarações realizadas pelo vereador.

Nesta quinta, Ronaldo exerceu seu direito de resposta à nota do diretor.

Pelo jeito, a questão não deve terminar por aí.

Cartório Eleitoral faz horário especial

Com o encerramento do prazo eleitoral para transferência de título eleitoral ou para solicitar o documento pela primeira vez no próximo dia 05 de maio, o Cartório Eleitoral de Pinheiro Machado trabalhará em expediente estendido, a partir deste final de semana.

No sábado e no domingo, haverá expediente das 12h às 19h. Na segunda, terça e quarta-feira, dia do prazo final, o horário será das 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

29 de abr. de 2010

Coluna de Quinta: Eu posso, eles não


Por Vinícius Peraça

Se eu disser que fiquei espantado com a quantidade de comentários no texto “Empossados novos membros do governo pinheirense”, publicado na quarta-feira passada, dia 21, estarei mentindo. Afinal de contas, de uns tempos para cá tudo que diz respeito à política ou administração municipal vira polêmica e gera reações fortes de todos os lados.

Mas, por outro lado, foi espantoso o conteúdo da maioria destes comentários. De modo geral, a impressão é que os comentaristas do blog não concordam com a inclusão de “estrangeiros” na administração da cidade. Se usarmos os comentários dos leitores do Eigatimaula! como uma amostra do pensamento local, veremos que o pinheirense não quer gente de fora trabalhando na cidade. Usam o argumento de que há gente qualificada na terrinha e que estes “forasteiros” estariam levando embora o dinheiro de Cacimbinhas. Interessante. É um ponto de vista.

Suponhamos que você tenha ótima formação, um currículo elogiável e seja indicado para uma vaga numa empresa em Caxias do Sul. Na hora da entrevista, tudo perfeito. Você é o melhor candidato ao emprego, segundo o entrevistador. Porém, quando toca o celular e você acha que é a confirmação da contratação, ocorre o inesperado. Nada feito. “Infelizmente o senhor é natural de Pinheiro Machado e não o queremos na nossa empresa”, diz o sujeito do outro lado da linha. Ou seja, o dono do emprego é outro candidato que não tem metade da sua qualificação, só que é caxiense. Isso seria justo?!

Esta pergunta deve ser feita porque se a resposta dos mesmos comentaristas do texto em questão for “não”, fica a impressão de que está valendo uma lógica curiosa. Algo do tipo “eu posso buscar oportunidades fora, mas gente de fora trabalhando aqui não é justo”.

Portanto, está havendo uma inversão de valores. A questão principal a ser discutida não é o local de nascimento do empregado de uma empresa ou funcionário público. O que vale é a competência para exercer a função, certo? A menos que o “forasteiro” se mostre incompetente e prove que é uma tartaruga no topo da árvore – não está lá por méritos, mas porque alguém o colocou – as críticas parecem exageradas.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Perigo na BR-293

Nos últimos dias, dois veículos teriam sido atingidos por disparos à bala na BR 293, ambos próximos a ponte sobre o Rio Negro, entre Hulha Negra e Bagé.

A última vítima teve seu automóvel perfurado por uma arma de calibre 22, que acertou a porta direita do veículo.

Em ambos os ocorridos, não houveram feridos, mas os acontecimentos são para deixar qualquer um assustado.

Residência sofre ataque na madrugada

Foto: Tiago Fagundes

A residência do gerente local da Corsan, Jéferson Oliveira, sofreu um ataque na madrugada desta quinta-feira.

Segundo Gegê, eram por volta de 5h quando um indivíduo arremessou uma garrafa long neck cheia de terra, com o intuito de quebrar as vidraças da porta da frente da casa. Em seguida, uma outra garrafa do mesmo tamanho, desta vez com gasolina, também foi arremessada para dentro da casa.

Com o barulho, o proprietário acabou indo até o local, quando o indivíduo teria fugido. A suspeita é de que o meliante pretendia atear fogo logo em seguida.

O gerente acredita que o ato tenha sido uma represália devido a ações movidas pela Corsan contra um usuário, do qual Gegê diz suspeitar.

O ato foi registrado pela Brigada Militar, que deve encaminhar a ocorrência para a Polícia Civil investigar o caso.

Buscando Rumos: 132 anos de emancipação


Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Semana decisiva para o Piquete de Tradições Gaúchas Xirú, na medida em que foram necessárias várias reuniões e definições buscando viabilizar a realização de mais uma campereada, evento este inserido no calendário de eventos do município e que, portanto, não deveria ser alvo de quaisquer contestações, além de representar um marco à nossa cultura e até mesmo um fato turístico do município.

Não bastasse isto, esta novela se arrasta por vários anos. Quando se avizinha a realização do evento, surgem diversas versões e afirmações, mas de tudo que me foi comentado, parece que mais uma vez prevaleceu o bom senso, em especial, o amplo entendimento e visão diferenciada do Ministério Público e que culminou com a realização de tão importante evento.

Teremos a Campereada do Xirú, teremos um grande evento tradicionalista, teremos a preservação de um importante evento, para um não menos importante Piquete. Fala-se agora de um entrave para realização do Baile do Peão, que programou-se para a sede social do CCTG Lila Alves, sendo que o Executivo Municipal almeja a realização com entrada absolutamente franca, no que parece não haver contrariedade por parte do CCTG.

Porém, seguindo regras do Movimento Tradicionalista Gaúcho, estaria o Lila Alves com problemas para permitir que gaúchos não pilchados participassem efetivamente do evento. Aí, surge uma questão, é um evento oficial do CCTG ou do município? Pode o MTG intervir na cedência das dependências da entidade à municipalidade? Então, como resolver tal impasse?

Embora tudo o dito anteriormente, o que se espera é que tenham chegado a um acordo, a um denominador comum, que os eventos programados para a sede do CCTG LILA ALVES efetivamente ocorram, principalmente, dentro de um clima de absoluta normalidade.

Trocando o rumo, resta agradecer a todos os que participaram de mais uma Sessão Magna Comemorativa na Loja Maçônica e que, com suas presenças, deram brilho e muito honraram aquela casa. Com a presença de diversas autoridades, como Prefeito Municipal, Vice-Prefeito, Vereadores, enfim, a municipalidade representada no evento que de longa data não contava com um público tão expressivo.

Para refletir: "Amai-vos um ao outro, mas não façais do amor um grilhão: que haja antes um mar ondulante entre as praias de vossas almas. Encheis a taça um do outro, mas não bebais na mesma taça. Dai de vosso pão um ao outro, mas não comais do mesmo pedaço.
Cantai e dançai juntos, e seje alegres, mas deixai cada um de vós estar sozinho, Assim como as cordas da lira são separadas e, no entanto, vibram na mesma harmonia." Khalil Gibran

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

28 de abr. de 2010

Investimento em destaque

O investimento do empresário Filipe Batalha na produção de ovinos no município de Pinheiro Machado foi destaque na coluna Painel Econômico, do jornalista Danilo Ucha, no Jornal do Comércio.

O colunista destacou a visita de Batalha a Exposição da Embrapa, em Brasília, na VII edição da Feira Ciência para a Vida, para conhecer as novidades no setor de ovinocultura, já que o empresário desenvolve o projeto Cordeiro Natural na Fazenda Guarda Velha, em Pinheiro Machado, cujo objetivo é oferecer 100 mil cordeiros/ano para os mercados nacional e internacional.

Neste momento, segundo a coluna, ele já está negociando com importadores do Irã carne ovina equivalente a 20 mil cordeiros para entrega imediata. Os iranianos queriam o equivalente a 95 mil animais, mas a produção gaúcha não atende a tal demanda. Mesmo para formar a quota de 20 mil animais serão incluídos cordeiros procedentes do Uruguai.

Agenda de Festas

Festas e eventos do final de semana pinheirense:


Sexta - 30/04
Festa do Rallye
Local: SRC Filhos da Lua

Animação: Toni Ribeiro e Banda Três Segundos/Dj's Roger Nuñes e Márcio
Horário: 24h

Sábado - 01/05
Lançamento da I Comparsinha
Local: CCTG Lila Alves
Horário: 21h

Baile do Peão - Piquete do Xirú
Local: CCTG Lila Alves
Horário: 24h

Pagode Brasil
Local: CSE Luz e Ordem

Animação: Choko e Cia. do Zé Pretinho/Banda Etc e Tal/Dj Márcio
Horário: 24h

Domingo - 02/05
Bailinho
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Banda Estilus/Millenium Sonorizações
Horário: 21h

Baile para Casais
Local: Clube Comercial
Animação: Garotos do Baile
Horário: 21h

Organização divulga programação do rallye

A organização do XI Rallye Cidade de Pinheiro Machado divulgou nesta quarta a programação oficial do evento, que já tem atividades nesta sexta-feira.

Clique no folder abaixo e confira a programação:

Câmara aprova comodato do Hospital

Em sessão ordinária nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que transfere a administração do Hospital de Pinheiro Machado ao executivo municipal, através de um contrato de comodato.

A partir de agora, o prefeito Luiz Fernando Leivas está autorizado a assinar com a diretoria do hospital o contrato em questão, que irá transferir ao município a administração da entidade pelo próximos 12 meses, tempo que pode ser prorrogado até o final do governo atual.

Em relação ao projeto original, a modificação mais contundente foi em relação a uma emenda na lei que deve proteger o emprego dos funcionários atuais, que provavelmente serão mantidos em seus respectivos cargos.

27 de abr. de 2010

Em Cima do Lance: Musculação faz bem para todos


Por Julio Peraça

Aproveitando a semana que se encerrará com um Torneio de Musculação na nossa cidade, vou abordar alguns aspectos relacionados a esta atividade. Já que ela ainda sofre preconceito por parte da sociedade. Então, será que tu podes fazer musculação? E o que isso vai te trazer de positivo?

As academias de ginástica estão cada vez mais lotadas. E o maior fator para isso é a estética. Afinal, quem não quer ter um corpo sarado e pouquíssima gordura corporal? Sendo assim, as pessoas procuram uma maneira de se tornarem ativos fisicamente e vão ao encontro das academias.

A musculação é um tipo de trabalho resistido e não há idade mínima e/ou máxima para começar. Crianças e idosos, ao contrário do que a maioria pensa, são aptos a fazerem trabalhos com carga, mas dentro de suas limitações, evidentemente.

Há um mito que crianças que fazem musculação podem ter um prejuízo no seu crescimento corporal, o que é uma meia verdade, pois o principal fator para seu desenvolvimento é a genética. E, muitas crianças trabalham com cargas em outras atividades do dia-a-dia, porém, sem saber disso e sem desenvolver os grupos musculares de maneira homogênea.

Já para os idosos, os exercícios de musculação são utilizados mais para retardar a diminuição de massa muscular – normal nesta faixa etária – e tratar lesões. Mas também servem para diminuir o risco de doenças ósseas, obesidade, diabetes, entre outros.

Ter uma regularidade nas atividades de musculação ajuda no crescimento muscular, diminuição da taxa de gordura corporal, melhora a postura, diminui o risco de doenças crônico-degenerativas, melhora na circulação e diminuição da pressão arterial. E ainda eleva a auto-estima.

Porém, não se esqueça de fazer um check-up médico antes de começar a se exercitar. Algumas doenças podem impedi-lo de começar as atividades. Portanto, sempre procure um profissional qualificado.

E aí, estás esperando o quê para começar a malhar?

Fique à vontade para comentar.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Sorteio de Ingressos: Pagode Brasil

Neste sábado, o CSE Luz e Ordem promove o 1º Pagode Brasil.

A animação fica por conta de Choko e Cia. do Zé Pretinho, além da banda Etc e Tal e DJ Márcio.

Haverá ainda uma área vip com canecas personalizadas e cerveja liberada.

Mais uma vez, atenção: várias pessoas têm postado comentários para concorrer, mas esquecem do detalhe mais importante: identificação. Assim, muitos comentários nem são postados, pois quem não coloca nome e sobrenome, não concorre.

O Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário nesta postagem entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 30.

Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da sexta-feira, dia 30. Participe!

Prefeitura divulga atividades da Semana do Município

Mesmo com seu início no sábado, a Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado divulgou apenas nesta segunda-feira, através de seu site, a programação oficial alusiva as comemorações dos 132 anos de emancipação do município, que serão completados no próximo domingo.

Confira as atrações:

De 24 a 30 de abril
Atividades na E.M.E.F Dois de Maio em comemoração aos 50 anos da escola
Plantio de mudas de árvores nativas na escolas do município

Dias 26, 27 e 28 de abril
JERGS
Horário: 13h às 17h
Local: Ginásio Municipal

Dia Nacional de combate à hipertensão Arterial (verificação de PA, verificação de IMC, exame clinico de saúde bucal, escovação dental orientada e orientações sobre saúde com profissionais na área da saúde)
Organização: Secretária Municipal da Saúde e Ação Social
Horário: 9h
Local: Praça Angelino Goulart
OBS: atividades da saúde bucal ocorrerão a tarde.

Brinquedos infláveis
Horário: a partir das 14h
Local: Modulo esportivo

Dia 24 de abril
Gincana da E.M.E.F Manoel Lucas Prisco
Horário: 8:30h às 12h
Local: Escola Manoel Lucas Prisco

Mini Olimpíada de atletismo da E.M.E.F Avelino de Assis Brasil
Horário: a partir das 8:30h
Local: Módulo Esportivo Municipal

Dia 26 de abril
Sessão Branca na Loja Luz e Ordem II Nº 16 - alusiva aos 132 anos do Município de Pinheiro Machado
Horário: 20h
Local: Loja Maçônica

Dia 27 de abril
Caminhada para conscientização da importância da doação de sangue
Horário: 9h

Inauguração da Escola do Legislativo – Iniciativo do Legislativo e apoio do Executivo Municipal
Horário: 18h
Local: Câmara de Vereadores

Dia 28 de abril
Cadastramento de Doadores de Sangue
Horário: 8:00 as 11:30
Local: Secretaria da Saúde

I Mostra Municipal de Saúde da família
Horário: 14h
Local: Clube Comercial

Palestra a comunidade Escolar
Tema: História do Município
Palestrante : Miguel Régio
Horário: 14h
Local: E.M.E.F José Emilio de Moraes

Culto em homenagem ao Aniversário do Município
Participação: Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz e Paróquia São João Evangelista
Horário: 18h
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz

Dia 29 de abril
Feira do Comércio e Artesanato e Pastoral da Saúde
Horário: a partir das 9h
Local: Praça Angelino Goulart

JERGS
Horário: 13h às 17h
Local: Ginásio Municipal

Prevenção e Promoção à Saúde dos Hipertensos e Diabéticos
Horário: 14h
Local: Clube Comercial

Dia 30 de abril
Culto na Escola Dois de Maio ( em homenagem ao município e aos 50 anos da Escola)
Horário: 9:30h
Local: Escola da E.M.E.F Dois de Maio

Interiorização – Atividades de Prevenção e Promoção da Saúde
Horário: manhã e tarde
Local: Comunidade São João Batista e Assentamentos

Torneio de Musculação
Horário: 19h
Local: Ginásio Municipal

Feira do Comércio e Artesanato e Pastoral da Saúde
Horário: A partir das 9h
Local: Praça Angelino Goulart

JERGS e Mini Rústica
Horário: 13:00 às 17:00
Local: Ginásio Municipal

Dia 01 de maio
13º Regional de Futsal
Horário: a partir das 9h
Local: Ginásio Municipal

Feira do Comércio e Artesanato e Pastoral da Saúde
Horário: A partir das 9h
Local: Praça Angelino Goulart

Gincana e Palestra na E.M.E.F Ana Tereza da Rosa
Local: Escola Ana Tereza da Rosa

XI Rallye Regularidade de Pinheiro Machado - Noturno
Saída às 19h da Praça Angelino Goulart

Lançamento da I Comparsinha
Horário: 21h
Local: CCTG Lila Alves

Baile do Piquete do Xirú em homenagem ao Aniversário do Município
Horário: 23:30h
Local: CCTG Lila Alves

Dia 02 de maio
XI Rallye Regularidade de Pinheiro Machado - Diurno
Saída às 9h da Praça Angelino Goulart

Feira do Comércio e Artesanato e Pastoral da Saúde
Horário: 15h
Local: Parque Charrua

Mateada Oficial de Encerramento da Semana do Município
Horário: 15h
Local: Parque Charrua

IX Campereada do Xirú
Horário: A partir das 8h
Local: Parque Charrua

*Informações obtidas junto ao site da Prefeitura de Pinheiro Machado

26 de abr. de 2010

Definido o reajuste do funcionalismo público municipal

Foi aprovado na noite desta segunda-feira, em sessão extraordinária na Câmara Municipal de Vereadores, o Projeto de Lei nº 15, de autoria do executivo municipal, que estabeleceu o índice de reposição salarial para o funcionalismo público municipal em 2010.

O reajuste será de 5,28% e será pago ao funcionalismo de forma parcelada: 2% ainda neste mês de abril e 3,28% em setembro.

Mesmo aprovando o projeto, os vereadores não demonstraram muito contentamento com o índice proposto pelo executivo. Um deles foi o vereador Jackson Cabral (PSDB).

"Os Vereadores aprovaram para os funcionários não ficarem sem nada, mas é ridículo o salário mínimo subir quase 10 % e os funcionários receberem apenas 2 % neste momento, ainda mais quando o Governo havia se comprometido com mais 3,77 % no final do ano passado e não cumpriu", esbravejou o vereador.

Sorteio de Ingressos: Festa do Rallye

A SRC Filhos da Lua promove nesta sexta, dia 30, a Festa de Lançamento do XI Rallye Cidade de Pinheiro Machado.

As atrações são Toni Ribeiro e Banda Três Segundos, além do DJ da festa El Matador, Róger Nunes e DJ Márcio.

Mais uma vez, atenção: várias pessoas têm postado comentários para concorrer, mas esquecem do detalhe mais importante: identificação. Assim, muitos comentários nem são postados, pois quem não coloca nome e sobrenome, não concorre.

O Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário nesta postagem entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 30.

Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da sexta-feira, dia 30. Participe!

Susto na BR-293

Uma Kombi que trafegava no sentido Candiota - Pinheiro Machado pegou fogo no quilômetro 118 da BR-293, no caminho entre a cidade e a Vila Umbus. O acidente, que ocorreu por volta das 20h deste domingo, parece ter sido causado por uma pane na parte elétrica do veículo. Nenhum passageiro ficou ferido.

A rodovia chegou a ficar com trânsito em meia pista por algumas horas. A Polícia Rodoviária Federal e a Brigada Militar de Pinheiro Machado prestaram socorro aos envolvidos.

24 de abr. de 2010

Luz e Ordem disputa amistoso

Neste domingo, o Luz e Ordem recebe em Pinheiro Machado a equipe do Esportivo, da cidade de Pelotas, para a disputa de mais um confronto amistoso.

Os jogos serão realizados nas categorias veteranos, suplentes e titulares.

Ginásio fechado

Devido as atividades alusivas as comemorações dos 132 anos de emancipação de Pinheiro Machado, o Ginásio Municipal de Desportos não abrirá para o aluguel de horários na próxima semana, já que algumas das atividades serão realizadas no local.

A normalidade do aluguel volta na próxima semana.

23 de abr. de 2010

Sorteio de Ingressos: Resultado

Este é o resultado do sorteio de ingressos desta semana de promoções do blog.
Os contemplados poderão dirigirem-se ao local da venda de ingressos da respectiva festa onde foram agraciados, munidos de sua carteira de identidade, e solicitar prêmio, lembrando que o mesmo é intransferível.

SRC Filhos da Lua - Forró Mió
Pablo Moreira
Morgana Ávila

Processo Seletivo: inscrições abertas

Atualizado às 13:40h

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado abriu inscrições para mais um processo seletivo simplificado, visando a contratação de funcionários.

As vagas estão disponíveis para auxiliares de serviços complementares (quatro para a zona urbana e seis para a zona rural) e também para motoristas (duas vagas).

Para ambos os cargos, é necessário ensino fundamental incompleto, sendo que para as vagas de auxiliar é preciso ter no mínimo 18 anos, enquanto para motorista, 21 anos e carteira nacional de habilitação "D".

As inscrições podem ser realizadas nesta sexta-feira, até as 17:30h, e também no sábado, das 8:30h às 11h e das 13h Às 17:30, na sala da antiga Biblioteca Pública Municipal, localizada na Secretaria de Educação.

As provas acontecem no dia 03 de maio, às 19h, na Escola Manoel Lucas Prisco.

Parques Eólicos mais próximos

A parceria entre a empresa ECBrasil (Energias Complementares do Brasil) e a Eletrosul trouxeram bons ventos a Pinheiro Machado. Na manhã desta quinta-feira, 15, o prefeito Luiz Fernando Leivas e o vice José Antônio Rosa receberam os representantes da ECBrasil.

De acordo com o vice-prefeito, a ECBrasil deu um importante passo para a realização do parque eólico na cidade. “Em parceria com a Eletrosul, a empresa tem a possibilidade do uso dos dados anemômetros da torre instalada há cerca de dois anos”, afirma.

José Antônio conta que o sócio da ECBrasil, Edgar Cardeal informou que esta parceria possibilita a empresa de participar do próximo leilão de energias ainda este ano, e não mais em 2012 como previam os membros da organização. O que, segundo ele demonstra a seriedade e determinação em tornar o parque eólico uma realidade. “Dá confiança no nosso trabalho. Podemos vislumbrar de forma mais real um grande projeto que deve transformar para melhor a vida dos pinheirenses”, pontua.

Para o prefeito Luiz Fernando Leivas este é o maior projeto da história de Pinheiro Machado. “O governo municipal vem se dedicando inteiramente na negociação através do nosso vice-prefeito com os proprietários onde serão instaladas as torres”, pontua o prefeito que ressalta a satisfação por receber a notícia da possibilidade da participação no leilão deste ano.

Leivas ressalta ainda que é possível também, de acordo com o resultado do leilão, o início das obras já em 2011. “Este investimento vai transformar a cidade de Pinheiro Machado por que deve atrair R$1 bi e gerar mais de mil empregos diretos na fase de construção dos parques”, conclui.

22 de abr. de 2010

Corinthians ou Cacimbinhas?

Se a equipe pinheirense do Cacimbinhas está procurando adversário para realizar amistosos, como foi noticiado aqui no blog, talvez já tenha encontrado. E de peso. E aliás, não seria amistoso.

Hoje, antes do jogo entre Internacional x Deportivo Quito, pela Taça Libertadores, o pré-jogo da Rádio Gaúcha fazia entrevistas com torcedores, perguntando sobre a preferência dos colorados pelo possível próximo adversário.

Em uma delas, o repórter Luciano Périco indagou o torcedor:
- Você prefere enfrentar na próxima fase o Corinthians ou o Cacimbinhas?
O torcedor não pensou duas vezes:
- Ah, o Cacimbinhas, sem dúvidas.

É, parece que o pessoal não leva muita fé na equipe pinheirense. Quem sabe a diretoria do Cacimbinhas entre em contato com a diretoria colorada e tire isso a limpo.

Brincadeiras a parte, para uma cidade que no passado teve esse nome e tem como campeão municipal amador justamente o Cacimbinhas, o momento foi no mínimo curioso.

Campanhas de vacinação contra as gripes são intensificadas neste sábado

Neste sábado, começa a Campanha Nacional de Vacinação dos Idosos contra a gripe sazonal. Para marcar o começo da estratégia de imunização, a Secretaria Estadual da Saúde está mobilizando os municípios para que todos tenham pontos de vacinação abertos no dia. A meta de cobertura no Estado é alcançar 80% da população acima dos 60 anos, que hoje é de 1.416.830 pessoas.

Os idosos que tenham uma das doenças crônicas consideradas de maior risco se contaminada com a Influenza A também receberão a dose da vacina contra a H1N1. A Campanha Nacional de Vacinação dos idosos contra a gripe sazonal, a gripe comum, prossegue até o dia 7 de maio.

Quem faz parte de um dos grupos prioritários para a imunização à Gripe A mas ainda não tomaram a vacina também poderão procurar os locais determinados pelas secretarias municipais de saúde. Desta forma, o primeiro dia da campanha dos idosos também será um reforço a imunização das crianças de seis meses a dois anos, gestantes em qualquer período de gestação, portadores de comorbidades (abaixo dos 60 anos) e adultos saudáveis de 20 a 29 anos.

"É mais uma oportunidade de resgatar quem ainda não tomou a vacina", destaca a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde, Maria Tereza Shermann.

Buscando Rumos: Cacimbinhas existiu, sim senhor!


Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Se falamos na semana passada sobre a descoberta e prisão de um assassino autor de vários homicídios, corre agora a noticia de que o preso cometeu suicídio na prisão. Não precisa nem explicar que o Delegado e os Agentes Policiais da localidade responderão, até mesmo como suspeitos de prática de crime, embora os outros presos esclareçam os fatos.

Hoje os jornais noticiam que em Minas Gerais três jovens mataram um homem e arrancaram-lhe a cabeça e desfilaram pela vila com a cabeça da vítima, inclusive chegando em um bar, comprando cachaça e derramando a bebida na cabeça da vítima. Fala-se mais ainda, um estudante de direito e uma médica, em outra localidade do Brasil, arrancavam a cabeça das vítimas da sua quadrilha, que por sinal, dizem que é constituída também por dois policiais militares. Onde vamos parar? E ainda assim, a progressão de pena segue sem ser sequer estudada para venha sofrer uma alteração, visando que estes crimes não sejam beneficiados pela Lei.

Mas, vamos trocar de assunto, afinal, estamos chegando ao inicio das comemorações da Semana do Município, exatamente do dia 26 de abril, próxima segunda-feira. Pois bem, no dia 25 de abril, a Loja Maçônica Luz e Ordem II Nº 16, de Pinheiro Machado, estará completando 104 anos de sua fundação e, inserida nos festejos municipais, a Maçonaria pinheirense estará realizando, na segunda-feira, a partir das 20h, uma sessão especial aberta ao público, oportunidade também que estará sendo homenageado o Maçon Laudelino Cunha de Moura, homem público, ex-prefeito, ex-vereador, com envolvimento direto em diversos movimentos sociais da comunidade pinheirense, além de ser um dos mais antigos maçons de nossa Loja.

Pinheiro Machado chega aos seus 132 anos de emancipação política e, por incrível que pareça, ainda existem pessoas que acham que “Cacimbinhas” é um folclore, que não existe e não existiu município algum com esse nome. Recentemente, pelo que me foi informado, um cidadão, na capital do Estado, ao proferir uma palestra, referiu-se a isto, dizendo desconhecer completamente a existência de um município gaúcho que tivesse tido o nome Cacimbinhas.

Se de um lado temos munícipes que prezam, admiram, defendem o nome Pinheiro Machado, existem também aqueles que são defensores do retorno ao nome original, Cacimbinhas. Até não sei se a realização de um plebiscito para decidir quanto a troca de nome do nosso município, apresentaria um resultado elástico em favor de qualquer um dos nomes.

Para refletir: !O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio." Khalil Gibran

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

21 de abr. de 2010

Atividades esportivas presentes na semana do município

Apesar de não ter sido divulgada pela imprensa até o momento a programação oficial das comemorações do aniversário de Pinheiro Machado, alguns eventos esportivos já estão confirmados, como o XI Rallye Cidade de Pinheiro Machado. Confira quais serão outros eventos esportivos:

13º Regional de Futsal

Depois de não ser realizado em 2009, o Regional de Futsal volta a ser realizado neste ano. O torneio conta com a participação do campeão e do vice-campeão da Taça de Ouro do Municipal de Futsal (Raça e Avenida, respectivamente), além de representantes dos municípios que fazem divisa com o município.

As equipes vizinhas tem até a véspera da competição para garantir presença. Caso haja desistência de algum município, o 3º colocado do municipal será convidado (no caso, o Inferno Real).

O Regional de Futsal acontece dia 01 de maio, a partir das 8:30h, no Ginásio Municipal de Desportos.

2ª Mini-Rústica

A 2ª edição da Mini-Rústica terá percurso de 3km e será dividida em três categorias: 10 a 12 anos, 13 a 14 anos e 14 a 16 anos. O evento poderá servir como eliminatória para os Jergs, o que ainda não foi confirmado.

A prova acontece na sexta-feira, dia 30, e as inscrições podem ser realizadas no DJDL até o dia do evento, de forma gratuita.

3º Torneio de Musculação

O 3º Torneio de Musculação será realizado também na sexta, dia 30, às 19h, no Ginásio Municipal. A competição é realizada na modalidade levantamento de peso (supino) e os competidores são divididos em categorias de acordo com seu peso, nos naipes masculino e feminino.

As inscrições podem ser realizadas no DJDL e também nas academias do município até o dia do evento, de forma gratuita.

Agenda de Festas

Festas e eventos do final de semana pinheirense:

Sábado - 24/04
Local: SRC Filhos da Lua
Animação: Forró Mió
Horário: 24h

Domingo - 25/04
Bailinho
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Banda Estilus/Millenium Sonorizações
Horário: 21h

Baile para Casais
Local: Clube Comercial
Animação: Garotos do Baile
Horário: 21h

20 de abr. de 2010

MST bloqueia BR 293

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) realiza protestos em todo o país nesta semana para marcar a Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária. Na manhã desta terça-feira, cerca de 150 manifestantes bloquearam a BR-293, entre Piratini e Pinheiro Machado e que liga nosso município à Pelotas.

Segundo o coordenador estadual do MST, Lourenço de Souza, o bloqueio da estrada será realizado ao longo de todo o dia. A cada trinta minutos a passagem deverá ser liberada. Ambulâncias e outros veículos que circulam com urgência poderão passar. “Não queremos criar transtornos, mas apenas chamar a atenção do governo para as nossas necessidades.”

O MST reivindica uma política nacional de reforma agrária e a renegociação de dívidas. Durante o mês de abril, realiza marchas para lembrar o massacre de Eldorado de Carajás, ocorrido no Pará em 1996. Na segunda-feira houve manifestação em São Gabriel para homenagear o assentado Elton Brum da Silva, morto pela Polícia Militar durante uma desocupação em 21 de agosto de 2009.

Fonte: Diário Popular

Empossados novos membros do governo pinheirense

Foto: Glauber Pereira/Jornal Minuano
Conforme anunciado anteriormente aqui no blog, aconteceu na tarde desta segunda-feira a posse de dois novos membros do governo municipal de Pinheiro Machado.

Na verdade, um deles, como também já havia sido anunciado, já estava no governo e apenas trocou de função. Magno Cunha deixou e chefia de gabinete e assumiu a Secretaria Municipal de Obras, Viação, Transportes e Trânsito, substituindo ao ex-secretário César Garcia, que deixou o cargo no início do mês passado.

Para o lugar de Magno, na chefia de gabinete, foi anunciado o nome que até então era mantido em segredo para a imprensa. Entretanto, o nome do bajeense José Wilson Torales já havia sido citado pela imprensa da região no mês de janeiro, como possível novo integrante do governo pinheirense e foi o que se confirmou.

Torales trabalhou mais de 30 anos na Câmara de Vereadores de Bagé, além de oito anos no governo Mainardi e teve passagens pela imprensa da cidade.

O novo chefe de gabinete disse que não quer ser visto como um forasteiro, mas alguém que chega para agregar. Ele acredita que a experiência como secretário geral de governo, na gestão de Mainardi, vai ser importante na busca de recursos para Pinheiro Machado e na aproximação com deputados.
É meta do novo chefe de gabinete trabalhar para estreitar laços com a Câmara de Vereadores e estreitar relações com a imprensa. “Quero trabalhar uma nova linguagem e um novo formato no governo”, disse Torales.

Para justificar a escolha, o prefeito não deixou de mencionar a gestão de Luiz Fernando Mainardi. “O governo dele é referência na região, muitos projetos desenvolvidos em Bagé estavam sobre o encargo de Torales, ele traz esse talento e experiência para o nosso governo”, elogiou.
Ao se dirigir para Magno Cunha, o prefeito falou que ele, à frente da Secretaria de Obras, tem uma missão pesada, ao lembrar que muito tem que ser feito, principalmente nas estradas em função das chuvas.

Informações: Jornal Minuano

Em Cima do Lance: Vamos correr?


Por Julio Peraça

Uma atividade comum em nossa cidade é a famosa “corrida na faixa”, percurso realizado entre os trevos que dão acesso ao município. E como tenho casa próxima a esse local, há anos observo a movimentação das pessoas indo e vindo, principalmente à tardinha.

Mas creio eu que a maioria dos praticantes não sabe dos benefícios que essa atividade pode lhes trazer. Diminuição do peso corporal, controle dos níveis de colesterol e aumento da capacidade cardiorrespiratória são alguns indícios de que correr é realmente ótimo para a saúde.

Mas não se pode esquecer que para iniciantes é sempre importante fazer uma avaliação física e um exame médico antes de começar a se exercitar. Também é essencial que o praticante faça alongamento antes e depois da atividade. Antes para preparar as fibras musculares e depois para o relaxamento das mesmas.

Além das vantagens citadas acima, dar aquela corridinha é uma boa para bater um papo com os amigos, observar a natureza e até mesmo se preparar para a meia maratona da cidade, que ocorre sempre na semana do município, em maio.

O importante mesmo é deixarmos o sedentarismo de lado e praticarmos alguma atividade física que nos dê prazer. “Correr na faixa” pode ser uma boa alternativa, mas é importante lembrar que terrenos como asfalto podem prejudicar as articulações e causar lesões. Portanto, se possível, opte por um tênis apropriado para essa atividade, pois estes auxiliam diminuindo o impacto.
Seus joelhos agradecem.

Boa corrida a todos!

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

19 de abr. de 2010

Sorteio de Ingressos: Forró Mió

Sucesso em sua primeira passagem por Pinheiro Machado, a banda Forró Mió está de volta. A festa acontece no próximo sábado, dia 24, na SRC Filhos da Lua.

Antecipados podem ser encontrados na Fox Vídeo, Lobinho Lanches e Super Lanches.

Mais uma vez, atenção: várias pessoas têm postado comentários para concorrer, mas esquecem do detalhe mais importante: identificação. Assim, muitos comentários nem são postados, pois quem não coloca nome e sobrenome, não concorre.

O Blog Eigatimaula! sorteará dois ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário nesta postagem entre hoje e a próxima sexta-feira, dia 23.

Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da sexta-feira, dia 23. Participe!

Confronto equilibrado no campo do Cacimbinhas

Atualizado às 14:53h


Jogando em Pinheiro Machado, o Cacimbinhas recebeu em seu campo a equipe do Valeriodoce, da cidade de Bagé, para a disputa de amistosos em quatro categorias.

Na categoria feminino, o Cacimbinhas venceu por 2x0. Joice e Taiane marcaram os gols da equipe pinheirense. Nos veteranos (na foto, a equipe do Cacimbinhas), a equipe bajeense levou a melhor e venceu também por 2x0.

Nos suplentes, o Cacimbinhas voltou a vencer, desta vez, por 2x1. Lucas e Vágner Brazeiro anotaram os gols dos pinheirenses.

Finalmente, nos titulares, o placar acabou em igualdade: 3x3. Gilson, Tele e Gélson marcaram os gols da equipe local.

Segundo a diretoria da equipe, o Cacimbinhas procura adversário para realizar mais um amistoso no próximo domingo, dia 25. Equipes interessadas podem entrar em contato através do fone (53) 9945.3398, com Altevir.

Colaboração: Vágner Brazeiro

Prefeito alfineta vereadores

Falando ao jornal A 1ª Folha, em sua edição do último sábado, o prefeito Luiz Fernando Leivas cobrou mais responsabilidade dos vereadores pinheirenses.

Leivas garante que seu governo tem realizado diversas ações em favor da comunidade, baseando-se na ideia de uma Cidade de Todos, onde a oposição pode e deve contribuir na governabilidade.

O prefeito acredita ser de fundamental importância o olhar favorável para as ações do executivo e citou como exemplo o importante projeto dos Parques Eólicos, que devem atrair, segundo ele, investimentos de R$ 1 bilhão, mudando a história do município. "Buscamos o investimento e não tivemos o devido reconhecimento da Casa. Enquanto isso, críticas constantes do legislativo são direcionadas a assuntos já resolvidos ou com soluções definidas", disparou, dizendo estranhar este comportamento.

Segundo Leivas, os vereadores estão se preocupando com pequenos assuntos e deixando de lado os mais importantes, falando ainda em construir uma relação republicana entre os poderes, com apoio dos vereadores, não dando enfase a ações clientelistas e de interesse pessoais de alguns edis.

Quanto aos vereadores da base governista, Leivas disse que chama a responsabilidade para defender e aprovar projetos de interesse do governo. "Se assim não for, que os mesmo se retirem do governo e caberá aos partidos que compõe o governo cobrar fidelidade de seus vereadores", alfinetou.

A declaração pode ter sido uma resposta a atitude ao vereador Alex Sandro (PT), que na última sessão do legislativo, anunciou que estava abandonando o posto de líder do governo na Câmara e que não conseguia mais defender as ações erradas do governo.

Vem aí o XI Rallye Cidade de Pinheiro Machado

Atualizado às 9:43h

Como está se aproximando mais um aniversário do município de Pinheiro Machado, também se aproxima mais uma edição do tradicional Rallye Cidade de Pinheiro Machado.

A 11ª edição do rallye acontecerá nos dias 01 e 02 de maio, e na verdade, será dividido em dois rallye's, com premiações distintas: um noturno, que acontecerá no sábado e outro diurno, no domingo, com início pela manhã.

As inscrições para o rallye podem ser realizadas na Auto-Peças Ribeiro até a sexta-feira, dia 30, ao valor de R$ 50, com direito a almoço no domingo. O valor é o mesmo se a dupla optar por correr os dois rallye's ou apenas um deles.

Serão premiados com troféus as duplas entre a 1ª e a 5ª colocação e com medalhas as duplas posicionadas entre a 6ª e a 10ª colocação, em ambas as provas.

Segundo a organização das provas, a tendência é que o rallye noturno tenha um trajeto com cerca de 80km, e o diurno algo em torno de 140km.

Em 2009, na sua 10ª edição, o rallye foi vencido pela dupla pinheirense Cássio Garcia e Julliano Ribeiro.

18 de abr. de 2010

Sessão da Câmara transferida

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Pinheiro Machado, nesta próxima semana, acontecerá na próxima sexta-feira, dia 23, a partir das 18h, ao invés da costumeira terça-feira.

O motivo, segundo se tem notícia, é de que a próxima terça seria véspera de feriado.

Extra-oficialmente, outro motivo seria dar um prazo maior para que o executivo encaminhe ainda na próxima semana projetos importantes para votação, como a adequação do projeto de cedência em comodato do Hospital de Pinheiro Machado ao município e o esperado projeto de reajuste salarial ao funcionalismo público.

17 de abr. de 2010

Prefeitura anuncia realização da Comparsinha

A Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado anunciou que já está em preparativos para a realização da 1ª Comparsinha, que servirá como uma espécie de seletiva municipal, classificando duas composições locais para a próxima Comparsa da Canção.

O evento deverá ser realizado em parceria com o CCTG Lila Alves, onde possivelmente deverá acontecer a seletiva, e terá seu lançamento realizado durante as comemorações do 132º aniversário do município, sendo que daí em diante já serão possíveis as inscrições para o mini-festival.

Segundo o prefeito LuizFernando Leivas, a Comparsinha deve ter os mesmo moldes dentro da atual gestão municipal, mantendo inclusive a gratuidade ao acesso como uma de suas marcas.

A data de realização da Comparsinha ainda não foi divulgada.

Governo terá dois novos secretários municipais

Segundo vem sendo anunciando há alguns dias no jornal A 1ª Folha, dois novos secretários municipais deverão tomar posse no governo municipal de Pinheiro Machado nesta segunda-feira.

Negada logo após a saída do secretário César Garcia, na Secretaria de Obras, a posse de Magno Cunha assumindo a pasta deverá ser uma das confirmações.

O outro nome e também a secretaria que ocupará ainda é desconhecido pela imprensa, devendo ser divulgado somente no momento das posses, que acontecerão no gabinete do prefeito Leivas.

Cacimbinhas disputa amistoso

A equipe do Cacimbinhas entra em campo neste domingo para a disputa de mais um amistoso.

Jogando em seus domínios, o atual campeão da cidade receberá um adversário da cidade de Bagé, o qual o nome não foi informado pela diretoria pinheirense.

Os confrontos acontecem nas categorias veteranos, feminino, suplentes e titulares, e tem início pela manhã.

16 de abr. de 2010

Vereador volta a destacar animais soltos na ruas

Nesta semana, na sessão legislativa, o vereador Jaime Lucas (PMDB) voltou a destacar a quantidade de animais, principalmente cachorros, soltos nas ruas de Pinheiro Machado.

Como se não bastassem os animais abandonados, em muitas residências tem se observado também animais que possuem um lar estando soltos na via pública, avançando nos carros e algumas vezes nos pedestres.

Jaime foi autor em 2009 de uma proposição para a criação de um abrigo municipal para estes animais, além de um controle mais efetivo, o que acabou não saindo do papel.

O vereador sugeriu que a vigilância sanitária do município busque atuar com mais intensidade em relação aos animais.

Entretanto, é preciso bem mais do que isso para que haja uma mudança.

Moradores da Vila Umbus continuam na bronca

Já há alguns meses, os moradores da Vila Umbus, onde se localiza a unidade da fábrica de cimento da Votorantim, em Pinheiro Machado, estão na bronca com a atual administração municipal.

Ultimamente, o canal utilizado para "botar a boca no trombone" tem sido a coluna Bloco de Notas, do amigo João Maurício Camargo de Lima, no jornal A 1ª Folha.

Constantemente, moradores tem enviado correspondências ao colunista reclamando de um certo abandono da administração em relação a Vila, a qual identificam como local onde existe a maior fonte de renda do município.

Problemas como falta de patrolamento das ruas, recolhimento do lixo, iluminação pública e também da quadra coberta de esportes tem sido as principais reclamação dos moradores.

Há alguns dias, o prefeito Luiz Fernando Leivas visitou a localidade e prometeu melhoras nestas serviços, mas até então, nada teria acontecido, como afirma um dos leitores do jornal em sua última edição.

Pirâmide Invertida: Palavrões musicais


Por Nadiane Momo

Não sou da área da música, apenas alguém que gosta de ouvir e apreciar boas letras e melodias, mas tenho observado que nos últimos anos, a qualidade da música vem caindo.

Canções que marcaram época não têm mais se revelado e os forrós, pagodes, entre outros ritmos são de músicas do passado ou uma releitura de um hit internacional.

Eu tenho um gosto bem eclético e acho que no fundo, todos tem um pouco de talento. Mas confesso não consigo apreciar, ou ver algum valor nas músicas da Tati Quebra Barraco, mulher moranguinho e mulher melão. Não estou falando do vocabulário, mas a composição é péssima e a voz delas então, nem se fala. Mas infelizmente, elas só estão na mídia e vendendo os seus álbuns, porque alguém compra.

Mas por outro lado, acho que elas levam críticas infundadas. Por que elas são tão vaidas quando usam palavrões? Claro que Caetano Veloso é Caetano, mas porque ele pode cantar "PUT..., VADIA" e todo mundo aplaude e acha lindo? E a Maria Rita, pode cantar "BUNDA" e ninguém diz nada? Olha para mim é um contrasenso não é porque são cantores de MPB que as palavras nas suas vozes tomam outro significado. BUNDA é bunda em "eu rebolo minha bunda" da mulher melão é "nem toda a brasileira é só bunda" da Maria Rita.

Mais uma vez o problema está no público. Tanto que os músicos lado B, ou seja, aqueles que fazem um som mais "cabeça" ou "erudito" não caem na fama popular, o que é uma lástima.

É deplorável também, saber que antigamente as menininhas achavam um máximo dançar balé, e hoje os próprios pais aplaudem quando rebolam freneticamente um funk? É triste ver uma menininha de 4 anos dançando o Créu, mas mais triste ainda saber que a cultura musical brasileira está indo para o fundo do poço.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

15 de abr. de 2010

Eigatimaula! participa do prêmio Top Blog 2010


O Blog Eigatimaula! está inscrito para concorrer ao Prêmio Top Blog 2010, que tem como tema da edição 2010 "Eu Vivo + Sustentável" e premia os melhores blogs em todo o Brasil, divididos em 15 temas e 3 modalidades distintas - profissional, pessoal e corporativo. Concorrendo ao prêmio, criado em 2009, estaremos competindo na categoria Pessoal/Comunicação.

O premio é realizado pelo Grupo Mix Mídia Digital, que congrega entre outras, a Rádio Mix, de São Paulo, e tem parceiros como a Globo, TV Vanguarda de São Paulo e a rede de Colégios Objetivo.

Como a votação ainda não está aberta, informarei em breve sobre como votar no blog, o que será possível através deste link.

Projeto do hospital ainda não foi votado

A Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado ainda não levou a votação no plenário o projeto de lei que prevê a cedência do hospital em regime de comodato ao município.

Segundo informações, alguns erros apontados pelos vereadores no projeto original, que teriam sido apontados e encaminhados para adequação ao executivo, seriam o maior empecilho.

Os erros seriam de ordem orçamentária, prevendo a manutenção do hospital e estariam ligados ao Plano Plurianual.

Líder do governo na Câmara abandona a atribuição

Em janeiro deste ano, o vereador Alex Sandro (PT) assumiu a função de líder da bancada governista na Câmara Municipal de Vereadores, em substituição ao vereador Jaime Lucas (PMDB), líder até então, em um acordo realizado pelos vereadores dos partidos da atual situação.

Pelo acordo inicial, cada um dos quatro vereadores de PT, PMDB e PDT se revezariam nos quatro anos de mandato com esta atribuição.

Mas para a surpresa de muitos, justamente o vereador do partido do atual prefeito, depois de pouco mais de três meses, acabou retirando-se da função.

Leco anunciou a decisão na última sessão da câmara, na terça, dizendo-se sentir desrespeitado e não acreditando mais no que chama de promessas do atual prefeito.

O vereador enumerou uma série de argumentos, entre eles, um episódio onde teria sido de fato desrespeitado pelo chefe do executivo. "Não consigo mais defender esse governo, bater palmas para ações erradas. Posso ter sido um líder 'the flash', mas não aguento mais promessas", desabafou.

Coluna de Quinta: Por incrível que pareça, ainda existem gibis


Por Vinícius Peraça

Dia desses fui à dentista e fui surpreendido na sala de espera. Em meio às surradas revistas de fofocas com manchetes do tipo “Mariah Rocha passeia com o filho e o namorado” – alguém sabe quem é essa cidadã?! – encontrei um artefato raro, quase uma relíquia nos dias de hoje: um gibi.

Para a gurizada mais nova, da era Ben 10, não se assustem. Gibi não é o nome de nenhum tipo de traça gigante que se alimenta de revistas de gosto duvidoso. Gibis são pequenas revistas de historias em quadrinhos, tão ligado? (É bom explicar, senão o pessoal pode querer mandar a vigilância sanitária no consultório da coitada da minha dentista...)

A surpresa ao encontrar uma revista do Chico Bento na sala de espera foi tão grande que fiquei surpreso com a minha surpresa! Ora, como pode alguém se admirar ao encontrar um gibi?! Depois de ler – ou melhor, devorar as historinhas –, comecei a pensar sobre o assunto enquanto a doutora furungava nos meus dentes com aquele motorzinho enjoado.

É engraçado como coisas importantes estão se perdendo com o tempo. Os gibis são parte essencial da minha alfabetização, da minha formação. Foi com pilhas deles que meu pai insistia em comprar todos os meses que aprendi a compreender textos, ligar ideias, raciocinar. Tenho certeza de que se não fossem as revistas em quadrinhos do Tio Patinhas e do Chico Bento hoje eu não seria um jornalista – não que isso seja grande coisa, também.

Mas o que acontece é que não me conformo com esse sumiço das revistinhas. Se não fosse a minha dentista deixar alguns gibis soltos ali por cima da mesa da sala de espera, provavelmente eu nunca mais tivesse me divertido com os planos infalíveis do Cebolinha para roubar o coelho da Mônica.

Provavelmente eu não chegue a lugar algum com esse manifesto em favor dos gibis. É praticamente impossível fazer a gurizada abandonar os desenhos japoneses na TV e o Orkut para ler quadrinhos. Triste isso, porque isso pode fazer falta em algum momento. Seja como divertimento como também por aprendizado.

Porém, se eles não querem ler gibis, minha vontade de rir com o Cascão só aumentou depois de encontrar um sobrevivente soterrado sob as Contigos assassinas do consultório da minha dentista. Tanto que já marquei com ela de extrair dois cisos. Um hoje, outro semana que vem. Assim fico duas vezes na sala de espera e consigo terminar de ler um Cebolinha e um Tio Patinhas que vi por lá na última consulta.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

14 de abr. de 2010

Manejo de Campo nativo é tema de Dia de Campo em Pinheiro Machado

Os pesquisadores Marcos Borba e José Pedro Trindade, da Embrapa Pecuária Sul, coordenam nesta quinta-feira (15), a partir das 9h em Pinheiro Machado, Dia de Campo sobre manejo de campo nativo. A atividade, destinada a produtores rurais e técnicos da Emater, compreende visitas a propriedades nas localidades de Alto Bonito e Porongos. O objetivo é apresentar os resultados obtidos pelo Projeto Alto Camaquã a produtores de outras regiões do município.

Buscando Rumos: Dura lex sed lex


Por Luiz Henrique Chagas da Silva

Praticamente todos os meios de comunicação, em especial os canais de televisão, noticiam, com ênfase, a descoberta da autoria de crimes, creio que seis, em que foram vítimas meninos no Distrito Federal, e que em princípio, achavam-se desaparecidos, sendo que o homicida, à época do primeiro desaparecimento, havia sido liberado de uma penitenciária há cerca de uma semana, sendo que exames de especialistas apontavam para a possibilidade de tratar-se de um maníaco, e, por conta disso, criticam o magistrado que optou pela liberação do apenado, valendo-se do regime de progressão de pena.

É muito complicada esta situação, pois não foi aquele magistrado que criou a legislação, que fixou regras de progressão, que determinou o fim da exigência de exames quanto a probabilidade de reincidência e, entendo, dentro dos meus parcos conhecimentos e respeitando opiniões em contrário, que o juiz não poderia simplesmente descumprir a lei que, sob pretexto de que era necessário desafogar as penitenciárias, foi alterada há não muito tempo. Acho que foi um caso isolado e passível de acontecer quando se altera lei ampliando o direito dos apenados e desconsiderando o parecer de especialistas da área médica.

Esta semana, acompanhando uma reportagem televisiva, foi noticiada a apreensão de um menor por autoria de crime contra a pessoa (roubo ou assalto – como queiram) e, no momento em que este era encaminhado à autoridade competente, o repórter questionou-lhe da seguinte forma: “E agora, você foi preso, ...”, não chegando a concluir o que tinha a questionar, e obteve do menor a seguinte afirmativa: “... Ah! tô morrendo de medo deles...”, no maior deboche da ação policial e das consequências de seus atos, sendo que tratava-se de um “garoto”, com um metro e oitenta e um centímetros de altura, praticante de “vale-tudo”.

Então, fica um questionamento: tem o Ministério Público - Promotor de Justiça ou o Poder Judiciário - capacidade de adotar outras medidas que não sejam aquelas previstas em Lei?
Claro que não! O que é preciso, e com urgência, é rever as nossas leis, de execução penal, do trato com menores, e isto é competência do legislativo. É preciso rever o nosso sistema carcerário ou penitenciário, que condena delinquentes fortuitos a conviver com contumazes, onde existe superlotação, onde existe absoluta impossibilidade de recuperação do apenado.

Por fim, mais uma para meditar:

“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível." Mahatma Gandhi

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog