30 de abr. de 2011

Sobre os comentários

Em algumas oportunidades aqui no blog, não é nada fácil a tarefa de moderar os comentários, saber permitir o que pode e o que não pode ir para o ar. Quando assuntos ligados a política local estão em questão, a coisa ferve. Tanto que acredito que em certas vezes, posso até cometer alguma injustiça, na ação de permitir ou não permitir.

Mesmo acreditando que até hoje o blog conseguiu manter sua postura imparcial, depois de 2 anos e meio no ar, pode ter certeza de que não é fácil. Como há muito tempo não falo disso, e acredito que sempre se conquista novos leitores, sugiro a todos, antes de comentar, que leiam a política de comentários deste espaço.

Mas além disso, ainda quero dar algumas dicas a quem vai comentar: antes de escrever, de demonstrar sua opinião, primeiramente, dê uma revisada no que acabou de escrever. Certas vezes, são tantos os erros de português que é impossível de entender o que a pessoa quis dizer, mesmo com muita boa vontade.

Depois disso, imagine o blog como se fosse seu. Pense que você seria o moderador, e se fosse, se liberaria o que você mesmo escreveu, analisando se aquilo poderia trazer algum tipo de consequência desagradável para você mesmo.

O que peço a todos é que sejam inteligentes (o que acredito que a grande maioria de quem passa por aqui seja) e comente com essa inteligência. Sabendo usar as palavras, pode-se dizer exatamente o que se quer sem que hajam ofensas ou acusações. É só ter prudência.

Mais uma vez, como sempre faço, agradeço a todos que fazem deste espaço o que ele é hoje. Colaborem para que o blog tenha vida longa, o que acredito que alguns queiram, e para que continue democrático e interativo.


Resultado da enquete: Vantagem colorada


Com mais de 400 participantes, a enquete da semana aqui no blog apontou ligeira vantagem para o colorado no cássico GreNal deste domingo. Para a maioria, o Internacional leva o caneco. Amanhã (01), a partir das 16h, no Estádio Beira-Rio, bola rolando.

Vacinação contra gripe Influenza A já está em andamento

Atualizado em 02/05, às 20h19min

Foto: Mari Stela Amaro
A Prefeitura municipal de Pinheiro Machado já recebeu a vacina contra a gripe Influenza A (H1N1), que está disponível na Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação começou na última segunda-feira (25) e a expectativa é que sejam vacinadas mais de 5,5 mil pessoas no município. O período de vacinação vai até o dia 13 maio. 

Neste sábado 30), irão acontecer plantões de atendimento junto as Unidades de Saúde e Secretaria. As vacinas serão disponibilizadas nas unidades de saúde da Estratégia da Saúde da Família da zona urbana e rural do município. 

A prioridade é vacinar os profissionais da saúde, povos indígenas, gestantes, crianças de seis meses até dois anos de idade e idosos (com mais de 60 anos). Outras informações podem ser adquiridas pelo fone: (53) 3248-3546.

29 de abr. de 2011

Sorteio de Ingressos: Resultado

Este é o resultado do sorteio de ingressos desta semana de promoções do blog.
Os contemplados poderão dirigirem-se ao local da venda de ingressos da respectiva festa onde foram agraciados, munidos de sua carteira de identidade, e solicitar prêmio, lembrando que o mesmo é intransferível.

Bonde do Forró - SRC Filhos da Lua
Alexandre Madruga Fabreto
Lutiana Silveira da Rosa
Dioni Dutra

Informativo SiMPiM

O Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado publicou em seu blog nesta sexta (29) um informativo sobre a constitucionalidade da Lei do Piso Nacional do Magistério.

Para ler a postagem, clique aqui.

Presidente do PP pinheirense nega que partido participará do atual governo

Nesta sexta-feira (29), o presidente do Partido Progressista de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, enviou uma nota de esclarecimento ao blog, em relação a nomeação do Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Rogério Moura, o qual faz parte do partido.

A nota fala sobre uma possível participação do partido na atual administração, o que chegou a ser cogitado. A mesma segue abaixo, na íntegra:

"Na qualidade de Presidente do Partido Progressista o vereador Ronaldo Madruga, juntamente com a executiva do partido, vem esclarecer a comunidade Pinheirense que não fazem parte do governo atual, e tampouco, almejam cargos ou qualquer favorecimento. Acreditam firmemente na ideologia do Partido Progressista, que não vai ao encontro da administração atual. Se algum filiado assumiu algum cargo, foi uma decisão pessoal e isolada, que desconhecem.

Nossa política é clara, transparente, inovadora, progressista, que preconiza a igualdade social e o desenvolvimento da nossa nação, com ações pautadas em resultado e com sustentabilidade, cultivam as raízes do PP. Somos oposição, pelo princípio da moralidade e o maior partido do Estado do Rio Grande do Sul, e não proferimos discursos lacunosos, trabalhamos sempre com responsabilidade com que é público.

Estamos próximo de uma eleição, na qual será novamente decidida através do voto, o destino de nosso município. Estamos organizados para conscientizar a comunidade que é possível fazer política com resultados, franqueza, moralidade, impessoalidade, eficiência, economicidade e publicidade, pilares básicos de uma administração. Para finalizar, não estamos julgando ações, comportamentos e atitudes."

Ronaldo Madruga

Prefeito decreta Ponto Facultativo para a próxima segunda

O prefeito Luiz Fernando Leivas decretou Ponto Facultativo para a próxima segunda (02), data em que se comemora os 133 anos do município. Assim, as instituições municipais não terão expediente, assim como boa parte do comércio e também outros órgãos.

Entretanto, nem todos irão aderir a folga. Agências bancárias e algumas outras instituições, como a Inspetoria Veterinária, funcionarão normalmente.

Loja Maçônica realiza sessão branca em homenagem ao aniversário do município

Foto: Divulgação
Aconteceu, na noite da última segunda-feira, 25, na sede da loja Maçônica Luz e Ordem II nº 16, uma sessão branca, comemorativa aos 133 anos de emancipação política do município e aos 105 anos de fundação da loja em Pinheiro Machado. A sessão contou com a presença do maçon da loja Fraternidade nº 3 de Pelotas, Fernando Aires Gomes, que foi o palestrante da noite. 


O tema abordado foi uma parte da biografia do senador Pinheiro Machado, que faz parte do trabalho “Grandes Maçons Brasileiros”, realizado pelo maçon Ariel dos Santos Peres, que reside em Brasilia. A sessão branca contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Leivas, do presidente da câmara de vereadores Jackson Luiz Cabral, além de vários secretários municipais e outras autoridades locais.

Segundo o Venerável da loja maçônica, Claudio José Goulart, o objetivo dessa sessão branca em homenagem a emancipação política do município e de fundação da loja, aberta a sociedade, é para que a mesma possa compreender melhor o papel da maçonaria, que é trabalhar em prol do bem estar da pátria e da humanidade. Segundo o maçon Rui Celso Ratto, a maçonaria não pode ser definida como uma religião. “A maçonaria está presente há milhares de anos no mundo, encontrado em relatos da Revolução Francesa e no descobrimento do Brasil, tendo apenas como a crença em um ser superior que busca estar sempre melhorando a nós mesmos”, explicou. 

Já o palestrante falou do processo histórico de formação e construção da imagem política do senador Pinheiro Machado, enfatizando a importância do mesmo no processo histórico da história do Brasil. O material foi entregue como doação para o acervo literário da loja maçônica Luz e Ordem II nº 16.


Volta ou não volta?

Na edição desta quinta-feira (28) do jornal Tribuna do Pampa, a coluna Bloco de Notas deu mais força as especulações que tem tomado conta de muitos bate-papos em Pinheiro Machado.

O colunista João Maurício Camargo de Lima, com exclusividade, garantiu que o atual Secretário da Saúde, Paulo Fernando Martins, o Nonô, atualmente em férias, não retornará mais para seu atual cargo. Já há alguns dias, a informação é que uma comissão tem tomado as decisões na secretaria. E os boatos, nunca confirmados, já eram fortes.

Ainda segundo a coluna, a possível saída teria provocado uma pequena crise nas relações entre PT e PDT.

Como as férias, as primeiras do secretário desde sua nomeação, devem estar chegando ao fim, dentro de alguns dias deveremos ter a resposta para a pergunta. Será que o secretário volta?



28 de abr. de 2011

Especial 133 anos de Pinheiro Machado

Neste domingo, o Caderno Pampa, encartado no jornal Zero Hora, trará um especial sobre os 133 anos do município de Pinheiro Machado, que serão comemorados na segunda, dia 02.

A informação foi dada através do twitter do Caderno Pampa.

200 kg de carne ilegal são apreendidas na Operação Pampa Seguro em Pinheiro Machado

Foto: Divulgação
Texto: Nathália Kurtz/Defrec Bagé

Agentes da Delegacia de Polícia de Repressão de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Bagé, com apoio de diversas DPs da região, apreenderam, nesta quinta-feira (28), cerca de 200 kg de carne ilegal em Pinheiro Machado.

O responsável pelo comércio da carne foi preso em flagrante pelo crime contra as relações de consumo e foi liberado mediante fiança. Segundo o titular da Defrec, delegado Gustavo Menegazzo, esta apreensão, avaliada em dois mil reais, faz parte da Operação Pampa Seguro, iniciada nesta segunda-feira (25), com o objetivo de combater o comércio ilegal de carne em estabelecimentos da região.

O delegado informou que este é o início de um trabalho que será intensificado em diversas cidades 9ª Região Policial. "Nem a Polícia nem a sociedade podem mais conviver com esse tipo de prática adotada por alguns donos de estabelecimentos comerciais que atentam contra a saúde pública", salientou Menegazzo.


UFPel lança edital com vagas para curso em Pinheiro Machado

A Universidade Federal de Pelotas lançõu recentemente o Edital n°20/2011, com vagas para alguns cursos da entidade na região, com ingresso no 2º semestre deste ano.

Para o campus de Pinheiro Machado, a universidade oferece 21 vagas para o curso de Gestão Ambiental.

As inscrições podem ser feitas de 02 a 04 de maio, ao valor de R$ 100.

O edital completo com as instruções e informações necessárias para as inscrições e ingressos pode ser visualizado aqui. Outras informações podem ser obtidas no site da UFPel.

A sugestão da postagem é da leitora Marluci Teixeira.

Secretarias trabalham no desenvolvimento do Programa Saúde na Escola

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
A realização de ações educativas de promoção da saúde, idéia já antiga, vem se concretizando em Pinheiro Machado com o programa “Saúde na Escola”. Trata-se de uma iniciativa da Estratégia da Saúde da Família que desde o inicio do ano letivo vem realizando um trabalho de implantação das atividades junto aos alunos das escolas da rede municipal e estadual de ensino. O programa deve conceber um conjunto integrado de ações de educação-saúde que se inicia na escola e estende-se à família. 

O projeto da Secretaria da Saúde e Assistência Social em parceira com a Secretaria de Educação está sendo realizado por um grupo de trabalho intersetorial composto por profissionais da área da saúde e educação, que buscam fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades no campo da saúde, promovendo a comunicação entre escolas e unidades de saúde. 

De acordo com a coordenadora da estratégia da família, Carla Dutra, o público alvo é a população em idade escolar, entre 5 e 19 anos, que hoje somam 2.305 jovens, sendo 943 residentes no território da Estratégia da Saúde da Família Zona Sul, 785 no da Zona Sul, 225 no território de Torrinhas e 352 no posto do São João Batista. Conforme a coordenadora, o trabalho visa reforçar as ações realizadas junto aos postos de saúde, de uma maneira mais efetiva com a realização de avaliação clínica nutricional, oftalmológica, saúde e higiene bucal, auditiva, psicossocial, atualização e controle do calendário vacinal entre outras atribuições. 

“Neste sentido, os especialistas dos centros médico-odontológicos devem atuar também como educadores de forma integrada com os demais profissionais da educação tendo como objetivo a construção da cidadania e da noção de equilíbrio da relação doença-saúde", explica Carla. As equipes já realizaram o trabalho de sensibilização dos diretores e coordenadores das escolas. 

A partir deste momento, o trabalho já começa a ser realizado junto as salas de aulas e famílias dos alunos com a realização de um questionário junto aos pais sobre o histórico de saúde dos alunos. De acordo com a Secretária de Educação, Bernadete Paz, o programa tem como objetivo proporcionar a formação integral dos estudantes, pais e professores da rede pública de educação básica por meio de prevenção, promoção e atenção a saúde. “As escolas promotoras de saúde têm como objetivo a formação de adultos saudáveis habilitados a fazer pleno uso de seus potenciais. A mudança de comportamento gerada a partir de informações obtidas na escola deve não somente atingir alunos mas também seus familiares”, finaliza. 


Escolas Participantes

Manoel Lucas Prisco – aproximadamente 519 alunos 
Avelino de Assis Brasil – aproximadamente 290 alunos 
Dois de Maio – aproximadamente 200 alunos
Ermírio de Moraes – aproximadamente 90 alunos
São João Batista – aproximadamente 240 alunos
Passo do Machado – aproximadamente 106 alunos
Ana Tereza da Rosa – aproximadamente 140 alunos
Pinheirinho – aproximadamente 110 alunos
Hipólito Ribeiro – aproximadamente 900 alunos

27 de abr. de 2011

Pensando Positivo: Estão assassinando a nossa língua


Por Niaia Sarubbi Resing

Não sou nenhuma “expert” no assunto língua portuguesa, porém, cada vez me apavoro mais com os inúmeros erros de português que vejo, principalmente, nos comentários das matérias do blog. Não sei onde isso começou, mas acredito que na era digital, quando surgiram os celulares e as pessoas na pressa ou ao abreviar algumas palavras para se adaptarem a caixa de texto das famosas mensagens. 

Regras básicas e muito simples como “m” antes de “p” e “b”, letras maiúsculas no início de frases ou nos nomes próprios, finais de palavras com a letra “n”, falta de vírgulas e pontos, entre outros erros de grafia e concordância, são abundantes na escrita da maioria das pessoas hoje em dia. Vimos crianças e jovens escrevendo coisas inacreditáveis, que por se tornarem uma coisa banal e “politicamente correta”, devido a nova linguagem digital, vão continuar escrevendo errado sempre, pois principalmente as crianças que estão aprendendo agora, habituam-se a esses erros e os tornam mentalmente corretos. 

O problema é que se alguém resolve escrever uma mensagem com as regras aprendidas na escola, geralmente é taxado de bobo, fora de moda ou qualquer outra coisa do gênero, pois não estaria acompanhando a modernidade. Mas os pais precisam tomar uma atitude com as crianças que estão entrando na escola e conversar, no sentido de orientar os filhos que no futuro profissional deles, será um diferencial negativo. 

Há que se fazer alguma coisa para não banalizarem a nossa língua. Penso eu...

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Município realiza 14º Torneio Regional de Futsal

Foto: Divulgação
Já tradicional durante as festividades de aniversário de Pinheiro Machado, o Campeonato Regional de Futsal chega a sua 14ª edição e reunirá equipes de Pinheiro Machado, Bagé, Hulha Negra, Pedras Altas, Candiota e Piratini no próximo domingo, dia 1º de maio. A competição esportiva, que acontece no Ginásio Municipal, e está agendada entre às 9h e 12h e das 13h30 até as 20h30min, com o sorteio das chaves na sexta-feira. A realização é da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, através do DJDL.

Equipes confirmadas

Oito equipes confirmaram sua presença na disputa. Flamengo, Vitória e Avenida (atual campeão) representarão Pinheiro Machado. Ainda estarão presentes as seleções de Piratini, Pedras Altas, Hulha Negra, o Atlético, de Candiota e a equipe Palácio das Chaves, de Bagé. 


Destaque para arbitragem

Um dos destaques do torneio será a arbitragem, que será comandada pelo único árbitro da Federação Internacional de Futebol (Fifa) de futsal na região sul e atual árbitro Fifa no Rio Grande do Sul, Sandro Stein Brechane (foto). De acordo com o chefe do DJDL, Luiz André Valenti Gregório, o Kisuco, a proposta é realizar um evento de integração entre as equipes, além de proporcionar a comunidade um campeonato conhecido pela sua qualidade técnica. “Será também uma oportunidade de ver um bom apito, com um dos melhores árbitros da atualidade”, ressalta. 

Formado pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão em 1989 e professor de educação física desde 1990 pela Universidade Federal de Pelotas, Sandro Stein Brechane iniciou suas atividades na série ouro em 1998, chegando ao quadro nacional (CBF) em 1998. Apitando 13 finais de série ouro do Gauchão. Em 2001 realizou de forma inédita as três finais da Série Ouro e foi eleito o melhor árbitro gaúcho. Já apitou três finais da Liga Nacional, de Taça Brasil e duas de Super Liga, chegando ao quadro da FIFA em 2006, além de várias competições internacionais. 

Agenda de Festas

Festas e eventos do final de semana pinheirense:

Sexta - 29/04
Show Nacional
Local: SRC Filhos da Lua
Animação: Bonde do Forró / Geração Vaneira
Horário: 24h

Sábado - 30/04
Local: Camp's Bar
Animação: Fábio & Capivara
Horário: 22h

Festa Oficial do XII Rallye Pinheiro Machado
Local: Bar Bistrô
Animação: Marcelinho & banda / DJ Lenon
Horário: 24h

Domingo - 01/05
Bailinho
Local: CSE Luz e Ordem
Animação: Banda Estilus / Millenium Sonorizações
Horário: 21h


* A programação aqui descrita é previamente consultada junto aos promotores dos eventos. O blog não se responsabiliza por possíveis cancelamentos.

Sua festa não está aqui? Colabore. Deixe um comentário ou entre em contato para que a postagem seja atualizada.


Rogério Moura é o novo Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
O prefeito Luiz Fernando Leivas nomeou nesta segunda-feira (25), o novo titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Pinheiro Machado. É o professor Rogério Gomes de Moura, 40 anos, que assume a pasta já com a missão de coordenar as atividades do Plano Diretor, que está sendo realizado no município. 

O novo secretário, que será empossado no cargo antes ocupado pelo advogado Fernando Dias, pretende definir metas de ação após conhecer melhor a pasta. De início, ele será o responsável pela coordenação das reuniões do Plano Diretor do Município, que desde esta segunda está realizando um levantamento das demandas junto as comunidades do interior de Pinheiro Machado, além do trabalho desenvolvido junto as escolas e alunos da rede de ensino que já acontece há alguns dias. 

O novo secretário antecipou que pretende voltar o olhar da secretaria para as micro e pequenas empresas, para setores como o artesanato e o turismo. “Vamos trabalhar junto com todas as organizações e secretarias municipais, buscando agregar todos os setores da sociedade para o desenvolvimento do município”, declarou. 

Quanto às ações que pretende imprimir à frente da pasta, quer conhecer a secretaria e projetos que estavam sendo desenvolvidos. “Esse trabalho será necessário para mapear que tipo de projetos e ações poderemos propor junto a região”, declara o professor, que nos últimos três anos atuou na direção de escola em Pedras Altas. 

De acordo com o prefeito, a nomeação de Rogério vem a somar com o trabalho que já está sendo realizado pelo governo. Leivas destacou a importância do novo secretário para o cenário político e sua destreza com o atendimento aos anseios da comunidade local. “É um homem de respeito. É profissional familiarizado com a política, pois possui no berço a história do pai, Laudelino Cunha de Moura, que esteve a frente do executivo por quatro mandatos”, sintetiza. Leivas salienta que a secretaria tem um importante papel dentro do planejamento que está sendo desenvolvido pelo governo. “É uma pasta que tem um grande potencial a ser trabalhado, o que acreditamos que será feito ao longo dos dias pelo secretário e sua equipe de trabalho”, diz.

26 de abr. de 2011

Clic's



A foto acima não é muito nítida, mas mostra a diretora do Colégio Hipólito Ribeiro, Marizete Duarte, botando a mão na massa e consertando a tela que protege a quadra de esportes da escola. 
Tá aí um bom exemplo.

O "flagrante" foi feito pela leitora Adriana Formiga.

Tem alguma imagem legal, bonita ou curiosa de Pinheiro Machado? Mande para o e-mail trfagundes@hotmail.com

Em Cima do Lance: Ídolos no comando da dupla Gre-Nal

Por Julio Peraça

A euforia é grande entre os torcedores de Grêmio e Internacional. Não bastasse a classificação para a segunda fase da Libertadores, as duas equipes farão a final do returno do Gauchão e podem se enfrentar até cinco vezes durante o mês de Maio. Ainda assim, muitos torcedores vibram com outra situação: os ídolos Renato e Falcão à frente de seus clubes.

Embora não pareça, acredito que estes dois no comando é reflexo do mau momento dos times dentro de campo. Nem Inter nem Grêmio apresentaram bom futebol neste ano.

O colorado, recheado de bons jogadores, carece de padrão tático e, em pleno final de Abril, ainda não tem um esquema de jogo definido. Já o tricolor, outrora caracterizado pelo futebol de força e raça, parece mais uma equipe carioca. É muita frescura e pouca bola. E ainda tem uma defesa que é uma aberração. Conquistar títulos é possível, mas há muito o que melhorar para almejarem dias melhores.

Apesar das direções negarem, a permanência de Renato no Grêmio e a contratação de Falcão pelo Internacional interessa muito mais porque eles podem render bons pilas aos cofres dos clubes por suas imagens que por armarem boas equipes.

Até quando vai durar a euforia e a paciência dos torcedores?
Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog


Polícia prende homem acusado de torturar criança de quatro anos

Jornal Minuano noticiou

Um homem de 44 anos suspeito de torturar o filho de quatro anos foi preso em Pinheiro Machado. De acordo com o delegado Gilnei da Rosa Albuquerque, o acusado também é denunciado por vários crimes de ameaça. Entre as vítimas, os prefeitos de Pedras Altas, Gabriel de Lellis Júnior, e de Pinheiro Machado, Luiz Fernando de Ávila Leivas.

A prisão preventiva do acusado aconteceu na quarta-feira, dia 20, através de mandado judicial. Dias antes de ser recolhido ao presídio municipal, o homem invadiu a Delegacia de Polícia de Pinheiro Machado e fez ameaças de morte a um inspetor de polícia. Albuquerque mantém o nome do acusado em sigilo para preservar a identidade do menor. A denúncia de maus-tratos a criança foi feita por professores e funcionários da escola onde o menino estuda.

Conforme os relatos, o pai aplicava choques no filho como uma correção a traquinagens e travessuras do menino. Em cumprimento de mandado de busca e apreensão a casa do acusado, os policias encontraram dois aparelhos de choque. Um portátil, semelhante ao utilizado para autodefesa e um outro conhecido como “maricota”, um dispositivo com manivela e imã utilizado para condução elétrica. Segundo o delegado, o acusado é aparentemente normal, mas apresenta um comportamento estranho.

“Existe vários registros contra ele por ameaças e tentativas de intimidações. Uma pessoa assim representa certo grau de periculosidade para a sociedade. Além disso, a prisão dele é até uma forma de proteger a ele mesmo, já que com tantas ameaças, daqui a pouco alguém em autodefesa resolve atentar contra ele”.

O delegado informou ainda que, o preso realizou pichações na casa de Leivas. A bronca com o prefeito de Pinheiro Machado seria devido a cobranças da campanha eleitoral. O acusado alega que é responsável pela campanha vitoriosa de Leivas, que após assumir o executivo o excluiu da composição do governo. Já, as ameaças ao prefeito Lellis Júnior de Pedras Altas teria a finalidade de extorsão.

Projeto de atenção a saúde dos adolescentes é apresentado a municípios da região

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
A política municipal de Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes já é uma realidade em Pinheiro Machado desde 2010, e foi apresentada para outros municípios em recente encontro de âmbito regional. As ações realizadas na região na área da saúde para adolescentes servirão de base de trabalho para as demais cidades que iniciam o trabalho junto a este segmento. 

De acordo com a coordenadora da estratégia da família da Secretaria de Saúde, Carla Dutra, o objetivo é oferecer, por parte do município, atenção integral aos adolescentes. Conforme a enfermeira, o trabalho vem sendo desenvolvido envolvendo várias frentes de atuação junto aos adolescentes, como os profissionais da saúde, educação e do Departamento de Assistência Social. “Todas as tarefas são feitas de maneira planejada, desde as capacitações e distribuição das cadernetas dos adolescentes para as unidades básicas de saúde da família até a divulgação nas escolas do município, através do Projeto Educação em Saúde e dos agentes comunitários”, explica. 

O fornecimento das cadernetas é realizado nas unidades de saúde do município e tem como proposta estimular o vínculo dos adolescentes com a equipe da saúde da família. A caderneta também serve como acompanhamento da saúde dos adolescentes beneficiários do programa bolsa-família. Até o primeiro trimestre de 2011, já foram distribuídas 55% das cadernetas previstas em Pinheiro Machado. O trabalho já começa a dar frutos no município. Carla explica que os adolescentes da zona rural, principalmente aqueles residentes nos assentamentos têm demonstrado grande interesse no atendimento. 

“Comparando-se o número de adolescentes atendidos nos três primeiros trimestres de 2009, com o mesmo período de 2010, observa-se um crescimento de 5%”, salienta. Já quando é comparado o primeiro trimestre de 2010, com o terceiro do mesmo ano, observa-se um crescimento de 20%. Durante as comemorações da Semana do Município, um Fórum de Saúde do Adolescente está sendo programada com a construção do evento sendo formatada com a participação dos jovens no processo de organização. "Queremos criar, entre os adolescentes, o hábito de buscarem as Unidades de Saúde para esclarecer dúvidas relativas à saúde sexual e reprodutiva, vacinas para essa faixa etária, e avaliação nutricional, entre outros, e assim prevenir doenças na fase adulta", diz Carla. 

Ainda segundo ela, a recepção das ações junto aos demais profissionais presentes no encontro foi positiva. “Sabemos que o trabalho com adolescente é algo novo para muitos, já que a saúde foca ações segmentadas junto as crianças e idosos. Mesmo com um pouco de receio, acredito que em pouco tempo possamos ver resultados nas demais cidades que envolvem a nossa região”, finaliza.

25 de abr. de 2011

Novo cenário

Foto: Tiago Fagundes
Depois da polêmica da faixa colocada no prédio do antigo Hotel da Luz e da prefeitura noticiar a possível doação do local para UFPel, afim de restauração do mesmo, a Prefeitura Municipal resolveu isolar a fachada do prédio, como vemos na foto acima.

Segundo se tem notícia, além do protesto, atos de vandalismo também teriam sido realizados contra o prédio, algo que infelizmente tem se tornado rotineiro na cidade.

Até o momento, a Câmara de Vereadores não recebeu da Prefeitura o possível projeto de lei para cedência do prédio a UFPel. Extra-oficialmente, se tem notícia de que o prédio não poderia ser doado a instituição, como noticiado, mas sim, ter seu direito de uso cedido por comodato, como alguns leitores do blog sugeriram.


Enquete: Semana de Gre-Nal


Como o assunto esportivo da semana é a rivalidade Gre-Nal, tanto nos confrontos dos gaúchos pela Libertadores quanto pela decisão da Taça Farroupilha, o 2º turno do Campeonato Gaúcho, no próximo domingo (01), o blog também entra no ritmo do clássico.

Na sua opnião, quem leva o título da Taça Farroupilha, Internacional ou Grêmio? A enquete se estende durante a semana e o resultado final será publicado na próxima sexta (29).

Para amenizar a estiagem

Se a chuva que caiu intensamente na semana que passou não acabou com a estiagem, pelo menos, serviu para amenizar os problemas causados pela mesma no interior do município.

Segundo informações do escritório local da Corsan, o volume acumulado na última semana na sede de Pinheiro Machado alcançou os 94mm de precipitação, números que podem ser distintos em diferentes pontos do interior do município.

Oficialmente, não se tem noticias de grandes estragos, como aconteceu em Piratini, por exemplo, onde a chuva de granizo chegou a apresentar pedras de quase 1kg de peso, segundo informado pela Rádio Nativa FM.

Sorteio de Ingressos: Bonde do Forró

Na próxima sexta, dia 29, a SRC Filhos da Lua traz a Pinheiro Machado mais um show nacional. Desta feita, a atração principal da noite é o Bonde do Forró. A abertura da noite fica por conta do grupo Geração Vaneira.

Mais uma vez, atenção: várias pessoas têm postado comentários para concorrer, mas esquecem do detalhe mais importante: identificação. Assim, muitos comentários nem são postados, pois quem não coloca nome e sobrenome, não concorre.

Blog Eigatimaula! sorteará três ingressos para esta festa. Para concorrer, é simples: basta postar um comentário nesta postagem entre hoje e a próxima sexta, dia 29.

Os ganhadores serão divulgados aqui no blog às 20h da sexta, dia 29. Participe!

24 de abr. de 2011

Município perde uma de suas personalidades históricas

Faleceu na tarde/noite deste sábado (23) o ex-prefeito de Pinheiro Machado Justino Leon Garcia, tendo como causa problemas de saúde, aos 85 anos.

Seu Justino, como era carinhosamente conhecido por todos, foi também vereador, quando ocupou inclusive a presidência do legislativo pinheirense. Destacou-se também no comércio local, onde foi empresário do ramo farmacêutico.

Além de se destacar no campo político, Seu Justino era patriarca de uma família bastante ligada a política local, já que seu filho, o saudoso Funfa, foi vice-prefeito do município e seu neto, meu amigo Cássio Garcia, recentemente ocupou também uma cadeira no legislativo.

O corpo foi velado durante a noite, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores. O sepultamento está marcado para às 15h deste domingo.

Fica aqui a homenagem do blog a uma das pessoas que ajudaram a constuir a história de Pinheiro Machado.

22 de abr. de 2011

Sorteio de Ingressos: Resultado

Este é o resultado do sorteio de ingressos desta semana de promoções do blog.
Os contemplados poderão dirigirem-se ao local da venda de ingressos da respectiva festa onde foram agraciados, munidos de sua carteira de identidade, e solicitar prêmio, lembrando que o mesmo é intransferível.

Absinthe Ice - SRC Filhos da Lua
Ítalo Bentos
Matheus Alves Rodrigues
Paola Silva


Prefeitura divulga programação dos 133 anos de Pinheiro Machado

Pinheiro Machado completa no próximo dia 2 de maio o seu 133º aniversário. Para celebrar a data, o governo municipal preparou uma grade de eventos que inclui apresentações culturais, torneios esportivos e cerimônias religiosas. De acordo com o cronograma de atividades, a novidade deste ano fica por conta do primeiro encontro dos 23 prefeitos integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) em Pinheiro Machado e o Mutirão da Cidadania. 

O calendário comemorativo tem início na próxima segunda-feira, com a realização da Sessão Branca na loja Luz e Ordem alusiva aos 133 anos do município, e a reunião do plano diretor em Torrinhas. “Temos uma programação variada, que procura trazer cultura, diversão e momentos de lazer para as diversas faixas de idade da nossa comunidade, começando com as crianças até o público adulto”, salienta o prefeito Luiz Fernando Leivas.

O Mutirão realizado em parceria entre diversos órgãos do governo e entidades participativas contará com campanha de Vacinação, serviços de saúde como verificação de pressão arterial, teste de glicose, avaliação nutricional, postural e bucal, fornecimento da caderneta do idoso e adolescente, além de confecção de carteiras de trabalho, orientação do conselho tutelas entre outros serviços a comunidade.

Confira abaixo a grade de programação com as próximas atividades e organize a sua participação nos festejos do município:

25 de abril - Segunda
- Reunião sobre o Plano Diretor Torrinhas - Localidade Aberta do Cerro - Horário: 10h
- Sessão Branca na Loja Luz e Ordem II Nº 16 - alusiva aos 133 anos do Município de Pinheiro Machado Local: Loja Maçônica -Horário: 20h 

De 26 à 29 de abril 
Jergs – Futsal - Etapa Municipal categorias mirim, infantil e juvenil (masculino e feminino) - Horário: 13h30min às 17h - Local: Ginásio Municipal 

26 de abril - Terça
- Reunião sobre o Plano Diretor Comunidade do São João Batista Horário: 10h 
- Reunião sobre o Plano Diretor Passo do Machado - Localidade do Campo Bonito - Horário: 14h 
- Plenária com os Funcionários Públicos - Tema: Regime Jurídico - Único Palestrante: Júlio César Fucilini Pause - Local: Teatro Municipal Ludovico Pórzio - Horário: 17h30min 

De 27 de abril à 02 de maio 
- Feira do Comércio e Artesanato - Local: Praça Angelino Goulart - Horário: A partir das 10h 

27 de abril - Quarta 
- 1º Feira-exposição da Ong Vida Nova - Local: Ong Vida Nova ( antiga creche Municipal) - Horário: 13h às 17h 
- Entrega dos trabalhos do Concurso Cultural - Horário: Das 16h às 18h - Local – Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto 

28 de abril - Quinta
- Acolhimento dos novos servidores empossados - Local: Teatro Ludovico Pórzio - Horário: 17h30min 

29 de abril - Sexta
- Lançamento Oficial do Ponto de Cultura Cultuart, da Ong Vida Nova - Local: Teatro Municipal - Horário: 19h 

30 de abril - Sábado
- Atividades na Escola Dois de Maio, em comemoração aos 51 anos da escola e ao aniversário do Município - Local: Escola Dois de Maio - Horário: Das 9h às 12h 
- Prova de Potros Família Crioula - Local: Parque Charrua - Horário: 9h 
- Mutirão da Cidadania Local - Av. Otacílio Vieira – entre as ruas Dário Souza e Mario Simões Lopes- Horário: A partir das 14h (Campanha de vacinação, serviços de saúde, verificação de pressão arterial, teste de glicose, avaliação nutricional, postural e bucal, fornecimento da caderneta do idoso e adolescente, confecção de carteira de trabalho, orientações do Conselho Tutelar e Outros serviços a comunidade. Brinquedos infláveis e brincadeiras para a garotada)
- 1º Batizado e Troca de Graduação da Abracces Capoeira - Local: Teatro Municipal - Horário: 15h 
- III Rallye Regularidade de Pinheiro Machado (Noturno) - Saída às 19h na Praça Angelino Goulart 
- 1ª Cavalgada da Amizade – Promoção PTG Lila Alves Localidade – Recanto do Xiru (Passo Olaria) Saída: 7h30min do CCTG Lila Alves Retorna a sede do Município dia 01/05/2011 após 16h 

01 de maio - Domingo
- XII Rallye Regularidade de Pinheiro Machado (Diurno) - Saída às 08h30min da Praça Angelino Goulart Entrega da Premiação do Rallye: 19h 
- Campeonato Regional de Futsal - Local: Ginásio Municipal - Horário: 08h30min 

02 de maio - Segunda 
- Reunião de Prefeitos da Azonasul - Local: Auditório do Núcleo da UFPEL em Pinheiro Machado - Horário: 10h 
- Mateada Oficial do Aniversário de Pinheiro Machado e em comemoração ao Dia do Trabalho - Local: Praça Angelino Goulart - Horário: 16h  (Show com a Banda Recanto,  brinquedos infláveis, distribuição de água quente e erva mate. Entrega da Premiação do Projeto Cultural "Comemore os 133 anos de Pinheiro Machado")        

03 de maio - Terça
- Sessão Especial em Homenagem ao Aniversário do Município - Horário:19h - Local: Câmara Municipal de Vereadores 

Dias 3, 4 e 5 de maio 
- Jergs – Handebol – Etapa Municipal Categorias mirim, infantil e juvenil (masculino e feminino) - Horário: Das 13h30min às 17h - Local: Ginásio Municipal 

04 de maio - Quarta
- Celebração ecumênica em homenagem ao aniversário do Município - Participação: Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz e Paróquia São João Evangelista - Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Luz - Horário: 18h 

06 de maio - Sexta
- Jergs – Voleibol - Etapa Municipal Categorias mirim, infantil e juvenil (masculino e feminino) - Horário: Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h - Local: Ginásio Municipal 

07 de maio - Sábado
- Internúcleos – Projeto Segundo Tempo - Hulha x Pinheiro Machado - Horário: 9h às 12h e das 12h30min e das 13h30min às 17h 
- Gincana na Escola Manoel Lucas Prisco - Tema: Pontos Turísticos e História do Município - Horário: Das 8h às 12h

Nova creche deve ser mesmo entregue até o final do ano

Em matéria publicada na edição desta quinta (21) do jornal Tribuna do Pampa, o prefeito Luiz Fernando Leivas e a primeira dama Bernadete Paz, em visita as obras de construção da nova creche do município, no Bairro Promorar, confirmaram que a obra deve ser mesmo entregue até o final deste ano.

A creche deverá abrigar 240 crianças de 0 a 5 anos. Segundo o prefeito, existe um projeto protocolado em Brasília para a construção de uma outra creche, esta com capacidade para atender 120 crianças. O local da possível obra fica nas proximidades da Estação Rodoviária.

21 de abr. de 2011

Coleta de lixo no sábado

Devido ao feriado desta sexta-feira (21), a Prefeitura Municipal de Pinheiro Machado comunica que a coleta seletiva de lixo na zona urbana não será realizada na sexta, e sim, no sábado (22).

Os horários permanecem os mesmos divulgados anteriormente.


>> leia também <<  

Blog do Colégio Hipólito Ribeiro

Reprodução
Já faz alguns dias que estou por sugerir aqui no Eigatimaula o blog do Colégio Hipólito Ribeiro. Mantido pelo profº Sandro Flores, o blog conta um pouco dos acontecimentos atuais, curiosidades e também fala um pouco da história da instituição.

Como acredito que o espaço já seja conhecido pelos atuais alunos, vai aí a dica para aqueles que já passaram por lá.

Para acessá-lo, clique aqui.

Governo realiza o "Prêmio Comemore os 133 anos de Pinheiro Machado" entre alunos do município

O departamento de cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realiza durante as comemorações dos 133 anos do município, um concurso cultural visando reconhecer e revelar os talentos estudantis. O projeto lançado pela coordenadora de cultura do município, Anna Paula Ávila, para coordenadores e professores, é destinado à escolas da rede municipal de ensino, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e colégio estadual. 

Segundo Anna Paula, o objetivo do Prêmio Comemore os 133 anos de Pinheiro Machado é identificar, reconhecer e divulgar os trabalhos na área de arte entre alunos matriculados e frequentando a educação infantil até o 5º ano, nas modalidades de fotografia, desenho, pintura e maquetes. Todos os projetos deverão ser entregues até a terça-feira, dia 26 de abril, na entidade de ensino, que enviará o material para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos no dia 27 de abril. 

A Secretária de Cultura, Bernadete Paz explica que o tema a ser desenvolvido em grupo ou individualmente deverá ser sobre a cidade de Pinheiro Machado: historia, pontos turísticos, economia e patrimônio arquitetônico. A premiação para os primeiros lugares da educação infantil será de troféu mais certificado, assim como a dos primeiros três colocados do ensino fundamental. Os alunos da Apae receberão certificado de participação mais uma lembrança. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 2 de maio, durante a mateada oficial do município, na praça central Angelino Goulart, a partir das 16h.

20 de abr. de 2011

Presidente do Legislativo reuniu-se com o Movimento Negro de Pinheiro Machado

Foto Márcio Régio
Durante esta semana, o presidente do Legislativo Municipal, Jackson Cabral (PSDB) reuniu-se com a direção do Movimento Negro Pinheirense para projetar as atividades e manifestou apoio aos futuros eventos da entidade. 

Segundo Cabral, foi solicitado ao presidente da Fundação Cultural Palmares, Elói Ferreira de Araújo, a inclusão no orçamento Geral da União de 2012 de recursos para a construção do Projeto Lanceiros, no interior de nosso Município. 

No próximo mês, Elói estará em reunião no Rio Grande do Sul com o movimento negro estadual e a Câmara de Pinheiro Machado será convidada a participar do evento.