27 de fev. de 2013

TVE apresentará melhores momentos da Comparsa da Canção

TVE nos Festivais




O programa TVE nos Festivais exibe os mais tradicionais festivais nativistas do Estado.

Apresentado pelo músico e compositor Antonio Gringo, vai ao ar todo sábado, às 12h, com reprise nos domingos, às 7h. E neste sábado a TVE apresentará um compacto com os melhores momentos da comparsa da canção de 2013, vale a pena conferir se você não pode ir ao lonão ou quer rever algum momento do festival deste ano, que contou com shows como Tchê Barbaridade e Luiz Marenco. A reprise será no domingo as 07:00 da manhã.
 
Clique aqui e saiba como sintonizar a TVE.

23 de fev. de 2013

Prefeitura de Pinheiro Machado deve implantar serviço intermunicipal para teste da orelhinha

Um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança é a audição. O bebê já escuta desde bem pequeno, antes mesmo de ser erguido pelo doutor em sua apresentação ao mundo. Isso acontece a partir do quinto mês de gestação, onde o bebê ouve os sons do corpo da mamãe e sua voz. E é através da audição e da experiência que as crianças têm com os sons ainda na barriga da mãe que se inicia o desenvolvimento da linguagem.

Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para a aquisição da linguagem. Depois dessas informações fica mais fácil saber a importância do Teste da Orelhinha, ou Triagem Auditiva Neonatal, que é realizado já no segundo ou terceiro dia de vida do bebê. Ao contrário do nome parecido com o teste do pezinho, no Teste da Orelhinha não é preciso fazer um furinho na orelha do bebê.

Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz. Estudos indicam que um bebê que tenha um diagnóstico e intervenção fonoaudiológica até os seis meses de idade pode desenvolver linguagem muito próxima a de uma criança ouvinte. E foi pensando nisso que Pinheiro Machado resolveu investir e apostar na saúde auditiva de seus pequenos cidadãos.

Cerca de 60 dias é o prazo estipulado para entrar em funcionamento o serviço de atendimento do Teste da Orelhinha no município. A iniciativa do Executivo municipal é uma medida definida como estratégica para ampliar e qualificar o setor de Saúde. Segundo o vice-prefeito, Ronaldo Madruga, também responsável pela Secretaria de Saúde, o projeto busca regionalizar o atendimento. “Seremos referência neste serviço. Pedras Altas, por exemplo, já sinalizou com a possibilidade de adesão”, destacou.

O teste da orelhinha é uma avaliação da audição em recém-nascidos, indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência na população geral é de um a dois a cada mil nascidos “Se houver algum problema com a criança, ela é encaminha para uma avaliação otológica e audiológica completa”, acrescenta Madruga. A duração média do atendimento é de cinco minutos.

Madruga explica que, para iniciar os trabalhos, o município deve licitar a aquisição de aparelho para a realização do exame, adequar um espaço junto à Secretaria e disponibilizar um profissional do quadro. “Estamos resolvendo a questão burocrática”, argumentou. Conforme o vice-prefeito, o exame das crianças do município é, atualmente desenvolvido em Pelotas. “Com a sua realização na cidade, além de facilitar à logística, reduzimos custos com o transporte”, afirmou ao esclarecer que o custo de cada atendimento é pago via Sistema Único de Saúde (SUS).

Entenda o problema 

Há os chamados bebês de risco para a surdez. São os casos em que já existe um histórico de surdez na família, intervenção em UTI por mais de 48 horas, infecção congênita (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovirus e herpes), anormalidades craniofaciais (má formação de pavilhão auricular, fissura lábio palatina), fez uso de medicamentos ototóxicos, entre outros. Se o Teste da Orelhinha já e importante para uma criança sem problemas, imagine para essas crianças.

Mas todos os bebês devem fazer o Teste. Em bebês normais, a surdez varia de 1 a 3 crianças em cada 1.000 nascimentos, já em bebês de UTI Neonatal, varia de 2 a 6 em cada 1.000 recém-nascidos. A avaliação Auditiva Neonatal limitada aos bebês de risco é capaz de identificar apenas 50% dos bebês com perda auditiva. A deficiência auditiva é a doença mais frequente encontrada no período neonatal quando comparada a outras patologias. Só como exemplo, o Teste do Pezinho aponta uma criança em cada 10 mil nascimentos, muito menos que o da Orelhinha.

Portanto, o Teste da Orelhinha é algo fundamental ao bebê, já que os problemas auditivos afetam a qualidade de vida da criança, interferindo no processo da fala, entre muitas outras coisas. É como uma bola de neve: a criança cresce e tem dificuldade em ouvir ou se expressar e, com isso, sente mais dificuldade em se socializar. Isolada por não ter fácil acesso ao grupo de amiguinhos, ela pode apresentar depressão. E por aí vai. Para que isso não aconteça, procure o pediatra, um médico otorrinolaringologista ou uma fonoaudióloga quando houver alguma suspeita de perda auditiva no seu filho.

O Teste da Orelhinha é realizado com o bebê dormindo, em sono natural, é indolor e não machuca, não precisa de picadas ou sangue do bebê, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.

22 de fev. de 2013

SIMPIM - Comunicado

Comunicamos os Funcionários Públicos Municipais, que o Assessor Jurídico Dr. Eduardo Mielke, estará atendendo na sede do Sindicato dos Municipários de Pinheiro Machado – SiMPiM, na Rua Dutra de Andrade, 334, dia 27/02/2013, quarta-feira, à partir das 16:30 horas.
Obs: Atendimento por ordem de chegada.

21 de fev. de 2013

Família Crioula prepara seu 7º remate anual




A parceria formada pelas cabanhas pinheirenses La Coronilla e Perau da Águia começa a intensificar os preparativos para o 7º Remate Família Crioula, que acontece no dia 23 de março, às 19h, no Parque Charrua, em Pinheiro Machado.
Em pista, estarão 24 animais entre éguas de cria, animais domados e geração 2009/2010, com lances divididos em 50 parcelas. Os cadastros antecipados para o remate devem ser realizados junto ao Pioneiro Remates, através do fone (53) 3248.1429. Informações podem ainda ser obtidas através do fone (53) 9976.1291.

Além do remate, as cabanhas promovem em 2013 o 3º Família Crioula em Provas, que a exemplo das edições anteriores, será dividido em duas etapas, a serem realizadas no Parque Charrua: ainda no dia 23 de março, às 8h30min, acontece a prova de Tiro de Laço, destinada a animais já adquiridos junto à La Coronilla e ao Perau da Águia, oferecendo R$ 1 mil em prêmios. Já no dia 04 de maio, às 14h, será realizada a Prova de Potros, exclusiva para potros adquiridos durante o 7º Remate Família Crioula e que também oferece R$ 1 mil em prêmios.

Para viabilizar a realização dos eventos, que se tornaram tradicionais na região quando se fala em cavalos crioulos, as cabanhas contam com uma série de indispensáveis apoiadores, que são eles: Correaria Camaquense, Ballinhas Materiais de Construção, Correaria Dima, Pioneiro Remates, Agropec, Sicredi, Transportes Narlei, CFC Pinheiro Machado, Posto dos Ballinhas, Comercial Alvorada, Transportes Samuca, Luana Modas, LG Agropecuária, Barraca Santa Rita, Serroni & Lazzarotto, Banco do Brasil, Banrisul, Barraca Garcia, ACD Escritório Contábil, Jorge Santos Tratores, Super Econômico, Griffin Metais, Super Mercosul, Macsul, Transportes Bruno, Casa dos Aperos, Summer Informática, ABCCC, Agropecuária 4 Irmãos, Casa da Lingüiça, Casa de Rações Peroba, Agropecuária Joana D’arc e Transportes Xaim.

Matéria enviada por: Tiago Fagundes

18 de fev. de 2013

STR - Convite

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado juntamente com a comissão municipal de trabalhadoras rurais convidam para encontro regional do dia internacional da mulher da Associação dos sindicatos dos trabalhadores rurais da regional sul- ASTRRS, que acontecerá dia 09 de março de 2013 pela manhã no município de Camaquã - RS e a tarde na praia de Arambaré – RS. Inscrições com Cristiane Baldez fone 99518296, Vera Bandeira fone 99682797 ou no sindicato pelo 32481603, saída às 5:00hs da sede do sindicato dos trabalhadores rurais.


Trânsito e Legislação - O fim da procuração





Por Victor Duarte




Há um Projeto de Lei do Senado (PLS 396/2012) que acaba com os contratos de gaveta em vendas de carros. Esse projeto altera o art. 1.226 do Código Civil, o qual dispunha que os direitos reais sobre coisas móveis, quando constituídos, ou transmitidos por atos entre vivos, só se adquirem com a tradição, para dispor que os direitos reais sobre coisas móveis, quando constituídos, ou transmitidos por ato entre vivos, só se adquirem com a tradição, salvo a propriedade dos veículos automotores, cuja transmissão somente se opera com o registro do documento único de transferência no Detran. Altera o caput do art. 1.267 do Código Civil, o qual dispunha que a propriedade das coisas não se transfere pelos negócios jurídicos antes da tradição, para dispor que a propriedade das coisas não se transfere pelos negócios jurídicos antes da tradição, ressalvado o disposto na parte final do art. 1.226. Acrescenta a Seção IV-A ao Capítulo III do Título III do Livro III da Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002 (Código Civil), para dispor que nos casos de veículo automotor, a propriedade se transfere, por ato entre vivos, mediante registro do documento único de transferência perante o Detran. A proposta é de autoria do senador Pedro Taques (PDT-MT).

Vou abrir um parêntese para explicar o que quer dizer a palavra “tradição” usada no texto: No parágrafo Único do referido artigo consta o seguinte: Subentende-se a tradição quando o transmitente continua a possuir pelo constituto possessório; quando cede ao adquirente o direito à restituição da coisa, que se encontra em poder de terceiro; ou quando o adquirente já está na posse da coisa, por ocasião do negócio jurídico. Ou seja quando o negócio é legalizado, por documentos, o comprador já possui o bem.

Em sua justificativa o senador afirma ser muito comum que veículos usados sejam sucessivamente transferidos de propriedade por meio de contratos particulares sem que haja registro no Detran. E em caso de acidente de trânsito, quando o veículo alienado se envolve em um sinistro, o antigo proprietário acaba sendo responsabilizado, civil e criminalmente, já que a transmissão da propriedade ainda não foi regularizada no Detran. Nesse ponto iria contrariar o nobre senador, por não haver previsão legal em nossa legislação, porém fiz uma pesquisa e encontrei várias ações em que o antigo proprietário foi condenado, junto com o condutor, a pagar a indenização a eventuais vítimas.

Outra situação citada pelo senador são as infrações de trânsito que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro são de responsabilidade do proprietário do veículo e muitas vezes o registro no órgão de trânsito não está correto.

O projeto deve ser votado apenas nessa comissão no Senado, já que não recebeu emendas na CCJ. Caso for aprovada, a proposta seguirá direto para a Câmara, caso não haja recurso para votação no Plenário.

Clique aqui para ler outros artigos deste colaborador
Clique aqui para ver o perfil dos colaboradores do blog

Ocorrências no período de 01 de fevereiro a 15 de fevereiro de 2013

A Brigada Militar através de seu Comandante 1º Ten – LUCIANO PRESTES VIANA comunica as ocorrências no período de 01 de fevereiro a 15 de fevereiro de 2013.

   Neste período foram atendidas as seguintes ocorrências:
  
-  28 Operações de Policiamento (barreiras);
- 01 Lei Maria da Penha;
- 03 Apoios a Autoridades e órgãos assistenciais;
- 02 Assistências ao público;
- 11 Averiguações;
- 02 Ameaças;
- 01 Dano;
- 02 Desacatos;
- 02 Furtos Qualificados;
- 01 Furto Simples;
- 09 Prisões;
- 03 Lesões Corporais Leves;
- 02 Acidentes de Trânsito com danos matérias;
- 01 Perturbação do trabalho e sossego alheio;
- 06 Policiamentos em local de Evento Público;
- 12 Registros de Comunicação de Ocorrência;
- 03 Registros de Ocorrência na delegacia de Policia;
- 16 Autuações por Infração de Trânsito;
- 01 Veículo recolhido ao depósito;
- 01 Embriaguez na direção de veiculo automotor;
- 03 Certidões de acidente de trânsito.


André Azambuja Madruga – 1º Sgt QPM-1
  Comunicação Social - 5º Pel

8 de fev. de 2013

Classificado Eigatimaula


Vende-se Prédio comercial com pátio, casa aos fundos e garagem. O mesmo esta situado na Rua Florentino Bueno 639. Interessados entrar em contato pelo fone; (53) 84058142.


Confira a imagem abaixo;





7 de fev. de 2013

STR - Reunião com NSTITUO FEDERAL SUL-RIOGRANDENSE- IFSUL

Aconteceu na manhã desta quarta- feira 06 de fevereiro na sede do Sindicato uma reunião com INSTITUTO FEDERAL SUL-RIOGRANDENSE- IFSUL campus Bagé, para tratar sobre os cursos do Pronatec Campo. Participaram algumas lideranças de Associações rurais e associados do STR, Roger Costa Coordenador Adjunto do Pronatec Campo, Mauro Martin Profissional de Apoio do Pronatec e Mateus Garcia Presidente do STR.

Ainda em novembro de 2012 em um curto espaço de seis dias, surgiu através da FETAG-RS a possibilidade de realizar pré-inscrições para cursos do Pronatec Campo, o que foi feito pelo sindicato, neste ano recebeu o contato do Roger Costa e marcamos a reunião para hoje a fim de esclarecer sobre o curso de Auxiliar Técnico em Agropecuária que irá acontecer no nosso município.

O curso terá carga horária de 160 horas/aulas para 25 alunos sendo totalmente gratuito, com bolsa de ajuda de custos para os alunos. Foi pré-definido na reunião que o curso será realizado em Torrinhas, de forma a dividir distancias entre os participantes. Uma nova reunião será realizada dia 22 de fevereiro de 2013 na sede do sindicato às 14 horas para finalizar as tratativas do curso.

Será aberto edital para selecionar professores da área para dar aulas no curso, maiores informações com Mateus Garcia no STR ou pelo fone 53 32481603.


Informativo do Legislativo

Câmara Municipal de Vereadores
Pinheiro Machado/RS
Acesse o nosso site: http://www.camarapm.rs.gov.br/
Telefones de Contato: (53) 3248 1527 – 0800 645 1527




Sessão Ordinária do Dia 01/02/2013 



Projetos Aprovados no Legislativo: 



_PL Nº 06/2013 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro à Associação Integrada dos Estudantes de Pinheiro Machado.

_PL Nº 07/2013 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar mecânico, em caráter emergencial e dá outras providências.

_PL Nº 08/2013 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a efetuar o repasse do 14º Salário aos Agentes Comunitários de Saúde.

_PL Nº 09/2013 – Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção social à Sociedade de Auxílio aos Necessitados.

_PL Nº 10/2013 – Dispõe sobre o parcelamento de débitos oriundos de contribuições previdenciárias devidas e não repassadas ao Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Pinheiro Machado/RS.

O Poder Legislativo Municipal avaliou na Audiência Pública realizada no dia 31 de janeiro de 2013, o cumprimento do Anexo de Metas Fiscais do 3º Quadrimestre de 2012, que além do público presente contou com a participação do Secretário da Fazenda e a Contadora da Prefeitura Municipal.








Pinheiro Machado, 05 de Fevereiro de 2013.

Assessoria de Imprensa

5 de fev. de 2013

Ocorrências no período de 01 de janeiro a 31 de janeiro de 2013

A Brigada Militar através de seu Comandante 1º Ten – LUCIANO PRESTES VIANA comunica as ocorrências no período de 01 de janeiro a 31 de janeiro de 2013. 

Neste período foram atendidas as seguintes ocorrências:
  
-  32 Operações de Policiamento (barreiras);
- 05 Leis Maria da Penha;
- 09 Apoios a Autoridades e órgãos assistenciais;
- 24 Averiguações;
- 01 Estupro;
- 01 Ameaça;
- 07 Danos;
- 01 Furto Qualificado;
- 01 Desacato;
- 04 Prisões;
- 08 Lesões Corporais Leves;
- 01 Roubo a Pedestre;
- 01 Incêndio;
- 07 Policiamentos em local de Evento Público;
- 10 Autuações por Infração de Trânsito;
- 02 Veículos recolhidos ao depósito;
- 04 Acidentes de Trânsito com danos matérias;
- 02 Acidentes de Trânsito com lesão corporal;
- 16 Registros de Comunicação de Ocorrência;
- 06 Certidões de acidente de trânsito.


André Azambuja Madruga – 1º Sgt QPM-1
  Comunicação Social - 5º Pel 


4 de fev. de 2013

Hipólito Ribeiro espera enfim poder utilizar seu ginásio em abril

No último dia 31 de janeiro o professor Sandro esteve em reunião na 5ª Coordenadoria Regional de Educação em Pelotas, assinando a dispensa de licitação para a conclusão da obra da quadra poliesportiva coberta do colégio.
 
A comunidade está cobrando providências com relação a quadra coberta, pois em virtude dos problemas técnicos que estiveram envolvidos na execução da obra e as constantes ventanias acabaram levando parte dos adornos, placas de PVC e zinco que circundam e cobrem a quadra gerando perigo aos transeuntes e até mesmo aos nossos alunos.
 
Partindo do princípio que a segurança é fundamental, não só para os alunos, mas para a comunidade, foram solicitadas providências quanto esta obra. A coordenadoria, através do departamento de obras, recebeu o diretor e propôs a dispensa da licitação para agilizar a obra e sua execução. 
 
Dispensar a licitação facilitará a mantenedora a contratar uma empresa de engenharia para executar a obra o mais rápido possível, pois um dos entraves da execução é encontrar uma empresa que entre em licitação, pelo valor orçado, e consiga cumprir os prazos, pois geralmente a licitação é feita e a obra executada muito tempo depois da licitação e isto gera defasagem no valor orçado e acaba inviabilizando a execução.
 
Com este acordo firmado em Pelotas, o Governo do Estado, contratará uma empresa de engenharia e execução o mais rápido possível e promete entregar a obra em 60 dias, isto quer dizer que é provável que no mês de abril, a quadra poliesportiva coberta estará liberada para os nossos alunos.

Medida autoriza captura e abate de javalis

Os animais são considerados uma praga, por destruírem lavouras e atacarem outros animais.



Uma instrução normativa publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Diário Oficial da União de sexta-feira (1º) autoriza a caça e o abate de javalis em todo o Brasil. Os animais são considerados uma praga, por destruírem lavouras e atacarem outros animais.

Pecuarista no distrito de Jaguarão Chico, interior de Herval, Flábio Rodrigues teve duas ovelhas mortas há pouco mais de um mês. Para evitar outros ataques, diariamente tem de encerrar o rebanho durante a noite.
“Por ano, eles (javalis) matam, no mínimo, umas cinco ovelhas. Isso que eu cuido, sempre encerro o rebanho. Ano passado um vizinho perdeu cerca de 100 animais”, conta.

Risco aos seres humanos

Os javalis possuem hábitos noturnos. Durante o dia, ficam escondidos em meio a matos fechados, onde formam seus redutos. À noite, saem em busca de comida. Além de matar outros animais, eles também destroem plantações e são um risco, inclusive, aos seres humanos.

Nos últimos dias, produtores do oeste catarinense registraram perdas até 20% nas plantações, que são invadidas pelos animais.

Além da agressividade, eles impõem riscos à saúde, já que podem transmitir doenças como a peste suína africana, peste suína clássica e febre aftosa.

Pela instrução normativa, o controle do javali será realizado por meios físicos. O uso de armadilhas, substâncias químicas e a soltura de animais para rastreamento, com a finalidade de controle, vão depender de autorização de manejo de espécies exóticas invasoras, que deve ser solicitada no site do órgão ambiental.

Só será permitido o uso de armadilhas que capturem e mantenham o animal vivo. Laços e dispositivos que acionam armas de fogo, capazes de matar ou ferir os animais, estão proibidos.

O Ibama destacou que não será permitido o transporte dos animais vivos ou a comercialização de qualquer produto e subproduto obtido por meio do abate de javalis.


Por:  Roberto Witter
Fonte: Diário Popular 


Comunicado especial Gpa Upa


 
Logo mais, dia 07/04/2013 o Grupo de Proteção aos Animais Unidos para Amar - Gpa Upa estará completando 1 ano de existência, e quem ganha o presente é você, ou melhor, o seu amigo de 4 patas.
 
O Grupo estará sorteando uma castração, inteiramente gratuita, para o seu mascote. Seja ele, macho ou fêmea.
 
Para participar é extremamente fácil, basta: deixar nome, telefone e endereço publicados aqui mesmo no mural do Face. Onde este, será o único meio de se inscrever. Por tanto, aquelas pessoas que não tem ou usam o Face, peçam para que um amigo ou vizinho o inscreva.
 
O sorteio será realizado no dia 07/04/13, domingo às 16 horas na Praça Central Angelino Goulart, por alguma pessoa que passe no local e não tenha nenhuma ligação com o Grupo.
 
Também, lembramos aos nossos amigos que nenhum membro atuante na Presidência/Diretoria do mesmo poderá participar deste sorteio.
 
Os demais membros da comunidade em geral, bem como os associados tem o livre acesso a participação.
Logo após o sorteio, entraremos em contato para marcamos maiores detalhes.
 
Atenciosamente, GPA UPA.
 
Segue abaixo, a lista da Presidência/Diretoria (estes, isentos na participação):
 
Presidente: Ismael Pires
Vice-Presidente: Silvia Farias
Secretária: Dejanira Acosta
Secretária Adjunta: Viviane Barbosa
Tesoureira: Alexandra O. Fontes
Tesoureira Adjunta: Cristina Castro
Diretora Veterinária: Ana Maria Mancini Pedroso
Diretora de Eventos Beneficentes: Maria Garcia Beta
 
Conselheiros Fiscais:
 
Sandro Brum da Rosa
João Vainer Cunha
Nitieli Kloppenburg
 
 

2 de fev. de 2013

Gado desaparece em Pinheiro Machado

O proprietário de uma fazenda localizada no corredor do Baú, no interior de Pinheiro Machado, compareceu no Plantão da Polícia Civil para registrar que houve o sumiço de gado na propriedade.

De acordo com o registro feito por Alfredo da Cunha, de 74 anos, no último dia 20, o capataz do local fez a contagem e teria notado a falta de 22 novilhos de dois anos de idade. Segundo o boletim de ocorrência, não foi notada nenhuma anormalidade nos arames que cercam a localidade. Os animais que desapareceram são marcados com a letra “A” na parte traseira esquerda.

1 de fev. de 2013

STR - EDITAL n° 08/ 2013 – SELEÇÃO TEMPORÁRIA PARA SUPERVISOR

Ministério da Educação
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Bagé


EDITAL n° 08/ 2013 – SELEÇÃO TEMPORÁRIA PARA SUPERVISOR
O Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul Campus Bagé torna pública a abertura de inscrições para o processo seletivo simplificado de bolsista, para a FUNÇÃO TEMPORÁRIA DE SUPERVISOR DE CURSO para atuar nos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), atendendo à necessidade interesse público conforme segue:

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 
 1.1 O processo seletivo será regido por este Edital.
1.2 Ao efetivar a inscrição, o candidato declara estar ciente do conteúdo deste Edital e acata na íntegra as suas disposições.
1.3 A participação no Programa do presente Edital não implicará em redução das atividades normalmente desempenhadas pelo candidato na sua Instituição de origem.
1.4 Dúvidas e informações poderão serão encaminhadas para o e-mail pronatecbage@ifsul.edu.br

2. VAGAS 
O processo seletivo visa à contratação de bolsista para a função temporária de supervisor de curso para o PRONATEC CAMPO, com perfil e capacitação para atuar no(s) curso(s) oferecido(s) pelo Campus Bagé, na cidade de Pinheiro Machado - RS.
CURSO(Auxiliar Técnico em Agropecuária), CARGA HORÁRIA (30h) N° VAGAS (01).

3. DAS INSCRIÇÕES
3.1 Serão deferidas as inscrições para profissionais que cumpram todas as condições gerais e específicas descritas abaixo:
 Ter título de graduação em curso reconhecido pelo MEC na área do curso a ser oferecido no PRONATEC CAMPO, contemplado por este edital;
 Cumprir o estabelecido na Resolução FNDE 044, de 29 de dezembro de 2006, e a Lei
11.273, de 06 de fevereiro de 2006 (Lei de bolsas);
 Cumprir o estabelecido na RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012.
3.2 Períodos das inscrições: 25 de junho de 2013 a 01 de julho de 2013.
3.3 As inscrições serão recebidas no setor de Registros Acadêmicos do Campus Bagé, situado na Av. Leonel de Moura Brizola, n° 2501, e na Unidade Remota Sindicato dos trabalhadores rurais de Pinheiro Machado, Av. Protásio Alves, 1032, no horário compreendido das 9 horas às 11 horas e 30 minutos e das 14 horas às 17 horas e 30 minutos.
3.4 No ato da inscrição, o candidato deverá entregar os seguintes documentos:
3.4.1 Ficha de inscrição preenchida e assinada, disponível no endereço
http://www.bage.ifsul.edu.br;
3.4.2 Cópia da cédula de identidade, autenticada ou acompanhada do original;
3.4.3 Cópia do CPF, autenticada ou acompanhada do original;
3.4.4 Cópia do Diploma, autenticada ou acompanhada do original;
3.4.5 01(uma) fotografia 3x4cm;
3.4.6 Curriculum Vitae atualizado com os documentos comprobatórios.
3.5 Tornam-se sem nenhum efeito as atividades que constem do Curriculum Vitae e que não forem devidamente comprovadas.
3.6 Caso não ocorram inscrições no período previsto no item 3.2 deste Edital, um novo prazo será reaberto ou um novo Edital será lançado.

4. DA HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:
Serão divulgadas as inscrições homologadas na página do Campus Bagé no endereço eletrônico http://www.bage.ifsul.edu.br, no dia 03/07/2013.

5. DAS ATRIBUIÇÕES
5.1 De acordo com o Art. 13 da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012, são atribuições dos bolsistas no âmbito da Bolsa-Formação do PRONATEC na função de supervisor de curso:
III - ao Supervisor de curso cabe:
a) Interagir com as áreas acadêmicas e organizar a oferta dos cursos em conformidade como Guia PRONATEC de Cursos de Formação Inicial e Continuada e o Catálogo
Nacional de Cursos Técnicos;
b) coordenar a elaboração da proposta de implantação dos cursos, em articulação com as áreas acadêmicas, e sugerir as ações de suporte tecnológico necessário durante o processo de formação, prestando informações ao coordenador adjunto;
c) coordenar o planejamento de ensino;
d) assegurar a acessibilidade para a plena participação de pessoas com deficiência;
e) apresentar ao coordenador adjunto, ao final do curso ofertado, relatório das atividades e do desempenho dos estudantes;
f) elaborar relatório sobre as atividades de ensino para encaminhar ao coordenador-adjunto ao final de cada mês;
g) ao final do curso, adequar e sugerir modificações na metodologia de ensino adotada, realizar análises e estudos sobre o desempenho do curso;
h) supervisionar a constante atualização, no SISTEC, dos registros de frequência no Q-
Acadêmico e do desempenho acadêmico dos beneficiários;
i) fazer a articulação com a escola de ensino médio para que haja compatibilidade entre os projetos pedagógicos; e
j) exercer, quando couber, as atribuições de apoio às atividades acadêmicas e
administrativas e de orientador.

6. DA REMUNERAÇÃO E REGIME DE TRABALHO
6.1 Deve ser observado o constante no Art. 14 da RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 4 DE 16 DE MARÇO DE 2012.
Art. 14 A concessão de bolsas aos profissionais envolvidos na oferta de cursos da Bolsa-Formação do PRONATEC dar-se-á conforme o estabelecido pelo art. 9º da Lei nº 12.513/2011.
6.2 O regime de trabalho do supervisor será de 15% da carga horária total do curso;
6.3 O valor total a ser recebido pela supervisão é obtido pela multiplicação da carga horária que consta no item 2 deste Edital pelo valor de R$ 36,00 (remuneração por hora de trabalho).

7. DA SELEÇÃO
7.1 O processo seletivo constará de dois tipos de provas: Títulos e Entrevista.
7.1.1 O processo seletivo será assim conduzido:
- Prova de Títulos a qual é classificatória;
- Prova de Entrevista: serão selecionados os 5(cinco) primeiros classificados.
7.1.2 Pesos:
- Prova de Títulos tem peso 8,0 (oito) e a prova de entrevista tem peso 2,0 (dois).
7.2 Para a prova de títulos o método de cálculo será assim realizado:
Ao candidato será atribuída uma nota de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos mediante Análise do currículo, com pontuação constituída segundo os critérios abaixo:
Item Pontos Valor Máximo
Cursos de pós-graduação na área conforme item 3.1 10,0 20,0
Cursos de graduação nas áreas conforme item 3.1 10,0 20,0
Cursos de Capacitação nas áreas conforme itens 3.1:
entre 20 (vinte) e 40 (quarenta) horas de duração
1,0 por curso 10,0
Cursos de Capacitação nas áreas conforme itens 3.1:
acima de 40 (quarenta) horas de duração
1,0 por curso 10,0
Experiência profissional como professor 2,0 por ano 10,0
Participação na elaboração de Projeto de Curso de Formação Inicial e Continuada
1,0 por ano 10,0
TOTAL 80,0

8. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
No caso de empate será classificado em primeiro o candidato que comprovar mais tempo de exercício em docência na área específica. Ao persistir o empate, prevalecerá o candidato com idade superior ao concorrente.

9. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
A divulgação dos resultados será realizada na página do IFSul - http://www.bage.ifsul.edu.br, a partir do dia 08/07/2013.

10. DOS RECURSOS
Os recursos referentes ao resultado do processo seletivo deverão ser encaminhados em um prazo de até 24 horas após o horário previsto para sua divulgação.

11. DA HOMOLOGAÇÃO DOS RESULTADOS
A homologação dos resultados se dará 48 horas após o horário previsto para a sua divulgação, analisados os recursos pela Coordenação Adjunta do PRONATEC deste Campus.

12. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO
O resultado do processo seletivo simplificado será válido até 31/12/2013, podendo ser prorrogável por 12 (doze) meses.

13. DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1 Eventuais mudanças neste Edital serão realizadas através de ERRATAS.
13.2 Não serão aceitas as inscrições que forem encaminhadas fora do prazo e em lugar diferente do especificado neste Edital;
13.3 Casos omissos serão julgados pela Comissão de Seleção, que será presidida pelo Coordenador Adjunto do PRONATEC Campus/IFSul.


Roger Junges da Costa
Coordenador Adjunto do Pronatec
IFSul Campus Bagé 

Miguel Felberg
Coordenador Geral do Pronatec
IFSul-rio-grandense