30 de abr. de 2013

STR - Mateus Garcia é reeleito Presidente do Sindicato Dos Trabalhadores Rurais de Pinheiro Machado

Mateus Garcia é reeleito Presidente do Sindicato Dos Trabalhadores RuraiS de Pinheiro Machado/RS na sexta-feira dia 26 de abril de 2013. 486 associados foram às urnas para escolher a nova diretoria.
Entre os desafios para o próximo mandato esta a luta pela conquista e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e rurais e melhorias para a produção, através das mobilizações estaduais da FETAG-RS e CONTAG em nível federal, muito já foi conquistado, mas muito ainda é preciso.

Nesses quatro anos que estamos a frente da entidade, realizamos as maiores assembléias gerais, da história do sindicato, implantamos a unidade municipal de cadastro do INCRA e prestamos um serviço de qualidade aos associados, destaca Mateus Garcia.

A nova diretoria esta composta dos seguintes;

Presidente: Mateus Garcia
Secretário: Romildo Morais Teixeira
Tesoureiro: Francisco Roberto Vieira e Silva
1° Suplente: Leonardo Lopes da Luz
2° Suplente: Julio Cesar Fernandes Moreira
3° Suplente: Marlene Prisco Fernandes

Conselho Fiscal;

1° João Duarte
2° Patrícia Pereira Leite Garcia
3°José Nelson Geist

Suplentes;

1° Carmen Lucia Fagundes
2° Zanete da Silva Camargo
3° Daisi Santos dos Santos


Audiência Pública sobre Raiva Bovina e outros assuntos relacionados à Inspetoria Veterinária


Ocorreu na sexta-feira, dia 26, na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado uma audiência pública com a presença do Sr. Mário Schuster, médico veterinário e Coordenador Regional da Secretaria Estadual

Foi abordado temas relacionados à Inspetoria Veterinária e principalmente o assunto sobre a Raiva Bovina, que preocupa muito os criadores da nossa região.

O Sr. Mário Schuster, respondeu várias questões que o público que estava presente fez para o mesmo.

Confira algumas delas e suas respostas;

O que é a raiva herbívora?

A raiva é causada por um vírus que afeta o sistema nervoso central e não tem cura. É transmitida principalmente pelos morcegos hematófagos, que se alimentam de sangue e transmitem o vírus pela mordida.

Quais são os sintomas?

Mudança de comportamento do rebanho; isolamento dos animais; fraqueza e paralisia dos membros; salivação abundante e dificuldades para permanecer de pé; morte entre quatro em aproximadamente 10 dias após o início dos sintomas.

O ser humano tem raiva?

A contaminação no homem é possível e acontece através do sangue contaminado ou pelo contato com a saliva do animal doente. Qualquer animal contaminado pode transmitir o vírus às pessoas.

Como evitar a raiva?

Não entrar em contato com morcegos vivos ou mortos; vacinar periodicamente os animais; não tocar em animais doentes; não entrar em furnas; ajudar a localizar novos refúgios de morcegos; informar a existência de morcegos ou sinais da doença à Inspetoria Veterinária.

A raiva herbívora não tem cura e resulta na morte dos animais contaminados. A vacinação periódica é fundamental para evitar futuros prejuízos.






Créditos – Maicon Leon (Assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Pinheiro Machado)

29 de abr. de 2013

OCORRÊNCIAS – 5º PEL PINHEIRO MACHADO / RS




A Brigada Militar através de seu Comandante 1º Sgt  – JORGE LUIS NACHTIGALL VAZ comunica a seguinte ocorrência:

   - Dia 26 de abril por volta das 1400h, uma Guarnição da Brigada Militar através do Sargento Jonatas e dos Soldados Bonini, Brum, Veleda e Peres em Serviço de abordagens realizado na área Comercial de Pinheiro Machado visando a repressão ao crime de comercialização de CDs e DVDs Piratas, efetuou a prisão de C.R.F.S. 43 anos de idade, L.A.N.J. 21 anos de idade,  M.V.B. 41 anos de idade  e D.C.G. 24 anos de idade, junto foram apreendidos 753 CDs e DVDs sem procedência os  suspeitos foram encaminhados até  Delegacia de Policia onde a ocorrência foi registrada pelo Delegado Gilnei Albuquerque e pelo Inspetor de Policia Vieira, nos proximos dias as operações na área Bancária e comercial serão intensificadas e realizadas em conjunto com os orgãos fiscalizadores do municipio e Policia Civil..   

Andre Azambuja Madruga - 1º SgtAux do 5º Pel Pinheiro Machado

Começa o agendamento de escolas para visita a Fenadoce


A comissão organizadora da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) já está realizando o agendamento das escolas da rede pública de Pelotas e Região interessadas em visitar a 21ª edição da multifeira.

Como nos anos anteriores, a Fenadoce disponibilizará a entrada gratuita aos estudantes, assim como a dos professores que acompanharão os grupos. O projeto acontecerá de segunda à quinta-feira (exceto no feriado do dia 30 de maio), das 14h às 17h, e os alunos terão direito a um doce. Em 2012, 209 escolas participaram da ação beneficiando mais de 50 mil crianças e adolescentes.


Os interessados devem encaminhar um ofício assinado pelo diretor da escola, confeccionados em papel timbrado e contendo o endereço e telefone da instituição. O documento deve conter o número de alunos com suas séries e turmas, além da identificação dos professores que estararão acompanhando os grupos.

O material deve ser entregue no Centro de Eventos Fenadoce, localizado na Avenida Pinheiro Machado, 3390, BR-116, no Distrito Industrial ou pelo e-mailfenadoce@fenadoce.com.br. Mais informações podem ser encontradas pelo telefone (53) 3271-0002. 


Fonte: Tradição Regional

28 de abr. de 2013

Unidade do Corpo de Bombeiros é necessidade para Pinheiro Machado


A necessidade de uma unidade do Corpo de Bombeiros na cidade já é questionada há muitos anos pela comunidade em geral. E mais uma vez o tema foi lembrado neste ano. A tragédia na Boate Kiss, que causou mais de 230 mortes, em Santa Maria, foi usada como gancho pela comunidade para mostrar a necessidade do corpo de bombeiros.

Pinheiro Machado é uma cidade que vem crescendo e só neste ano o município já registrou quatro casos de incêndio. Mas como não há uma corporação no município, nestas situações até os bombeiros chegarem, vindos de municípios vizinhos, muitas famílias e patrimônios já se foram. Já com uma corporação na cidade, esta situação poderia ser minimizada.


Os incêndios ocorrem por diversos motivos, entre eles o fator humano é o maior, mas podem ocorrer por causas naturais, acidentais, natureza química, física ou biológica.

Umas das causas mais comuns de incêndio deve-se a sobrecarga nas instalações elétricas; vazamento de gás; improvisações nas instalações elétricas; crianças brincando com fogo; fósforos e pontas de cigarros atirados a esmo; falta de conservação dos motores elétricos; estopas ou trapos envolvidos em óleo ou graxa abandonados em local inadequado.

Cabe destacar que algumas formas podem contribuir para evitar incêndios como manter uma área de trabalho limpa evitando o acúmulo de entulhos; colocar trapos sujos de óleo e tinta em recipientes metálicos tampados; observar os avisos de não fumar; manter todos os materiais combustíveis afastados de fornalhas ou outras fontes de ignição; relatar qualquer risco de incêndio que esteja além do nosso controle, especialmente os elétricos.

De fato, hoje o município vive outra realidade e talvez certo tempo atrás fosse um desperdício ter o veículo, raramente utilizado, e os funcionários pagos para pouco fazerem. Por fim cabe informar que hoje os incêndios no município são combatidos através de mangueiras e baldes, estes manuseados quase sempre por moradores da localidade afetada que acabam recebendo a ajuda da Brigada Militar, mas mesmo com a boa vontade destas pessoas, as áreas sempre dão perda total.


Fonte: Tradição Regional

27 de abr. de 2013

Preso o possível chefe da quadrilha que roubou, na última segunda-feira, dois bancos e o posto da Brigada Militar na cidade de Pedras Altas

Foto: FOTO: Marcelo de Barros Martins(Alemão do Aparício)

Aí esta a "carinha" do chefe da Quadrilha, que assaltou 2 bancos em Pedras Altas!

FOTO: Marcelo de Barros Martins(Alemão do Aparício)




"Alemão do Aparício" como é 


conhecido 

foi preso no Vale do Taquari

Polícia prendeu nesta manhã, em uma residência alugada na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari, Marcelo de Barros Martins. Ele é suspeito de ser o chefe da quadrilha que roubou, na última segunda-feira, dois bancos e o posto da Brigada Militar na cidade de Pedras Altas, na Campanha. Segundo o delegado Luciano Menezes, de Santa Cruz, o preso é da cidade de Pedras Altas e, nos últimos dias, estava fugindo da Polícia, inclusive esteve até no Uruguai. Na casa onde ele estava nesta manhã foram apreendidos R$ 19 mil, parte dele do dinheiro que foi roubado, três pistolas, uma delas provavelmente é do PM que foi feito refém, além de colete balístico do brigadiano e um rádio comunicador da corporação. Ele estava com um veículo Vectra, que está sendo verificado se é roubado. Segundo informações, aproximadamente R$ 100 mil reais foram roubados dos dois bancos em Pedras Altas.
Fuga

Segundo o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Roubos do Deic, os bandidos fugiram do local e abandonaram reféns e viatura da Brigada Militar entre os municípios de Pedras Altas e Herval. Depois, se esconderam em matagal próximo a um assentamento, no município de Pedras Altas. O grupo se escondeu na região porque familiares do chefe da quadrilha moram no assentamento Glória. Na quinta-feira, devido ao cerco policial, Marcelo Martins fugiu para o Uruguai. Devido as buscas feitas pela Polícia, ele tentou se esconder, de ontem para hoje, em Lajeado, no Vale do Taquari, onde foi preso nesta manhã pelas polícias de Santa Cruz, Venâncio Aires e Deic. Outros cinco suspeitos investigados estão sendo procurados pela Polícia.

- Também encontramos com ele roupas compatíveis com as que foram usadas pelos assaltantes em Pedras Altas - disse o titular da Delegacia de Roubos do Deic, Joel Wagner.
Outros crimes
Foto: É preso chefe de quadrilha que assaltou bancos em Pedras Altas

A Polícia prendeu nesta manhã, em uma residência alugada na cidade de Lajeado, no Vale do Taquari, Marcelo de Barros Martins. Ele é suspeito de ser o chefe da quadrilha que roubou, na última segunda-feira, dois bancos e o posto da Brigada Militar na cidade de Pedras Altas, na Campanha. Segundo o delegado Luciano Menezes, de Santa Cruz, o preso é da cidade de Pedras Altas e, nos últimos dias, estava fugindo da Polícia, inclusive esteve até no Uruguai. Na casa onde ele estava nesta manhã foram apreendidos R$ 19 mil, parte dele do dinheiro que foi roubado, três pistolas, uma delas provavelmente é do PM que foi feito refém, além de colete balístico do brigadiano e um rádio comunicador da corporação. Ele estava com um veículo Vectra, que está sendo verificado se é roubado.
Fuga
Segundo o delegado Joel Wagner, da Delegacia de Roubos do Deic, os bandidos fugiram do local e abandonaram reféns e viatura da Brigada Militar entre os municípios de Pedras Altas e Herval. Depois, se esconderam em matagal próximo a um assentamento, no município de Pedras Altas. O grupo se escondeu na região porque familiares do chefe da quadrilha moram no assentamento Glória...

Confira a matéria completa no blog: http://almanaquedazonasul.blogspot.com.br/2013/04/e-preso-chefe-de-quadrilha-que-assaltou.html
Na imagem, operação em Pedras Altas
Segundo o delegado Luciano Menezes, Marcelo de Barros Martins também esteve envolvido no assalto à prefeita de Mato Leitão, dias antes do assalto em Pedras Altas. Antes disso, ele também estaria por traz do ataque a um delegado de polícia, que foi baleado em Tupanciretã. O delegado Firmino havia prendido suspeito de assassinar taxista na região, além de um familiar do chefe da quadrilha que atacou dois bancos em Pedras Altas.

Fonte: Blog Almanaque da Zona Sul

Programação Oficial em comemoração aos 135 anos de Pinheiro Machado




De 26 a 28/04
XI Campereada do Xirú – Parque Charrua
De 29/04 a 02/05
Exposição de desenhos de alunos das séries iniciais das escolas municipais e estadual – Átrio do Teatro Ludovico Pórzio
29/04
13:30 – Audiência Pública na Câmara de Vereadores: "Movimento Nacional em Defesa da Energia Elétrica através do Carvão Mineral"
20:30– Sessão Branca na Loja Maçônica
30/04
14:30 – Abertura Oficial dos Festejos de135 Anos do Município – Palanque Oficial, frente à Prefeitura Municipal
15:00 – Juramento à Bandeira pelos Cidadãos Excedentes do Contingente da Classe de 1994
15:30 – Apresentação da Fanfarra da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada
01/05
16:00 – Companhiade Circo e Teatro Politchêama: “Brincando de Teatro”
02/05
09:00 às 17:00 – Unidade SINE Móvel – Praça Central
09:00 – Passeio Ciclístico dos alunos do Ensino Fundamental –Colégio General Hipólito Ribeiro
16:00 – Entrega da Premiação do Concurso de Redação:
“Pinheiro Machado Sob a Óptica do Desenvolvimento Econômico e Geração de Renda”
16:30 – Banda de Música do 4º Batalhão da Brigada Militar de Pelotas
18:00 – Companhiade Circo e Teatro Politchêama: “Brincando de Teatro”
20:00 – Condecoração de Funcionário Público por Tempo de Serviço – Câmara Municipal
03/05
Campanha de Arrecadação de Alimentos – Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro
04/05
09:00 – 2º Campeonato de Basquete de Rua – Praça de Esportes
14:00 – Encontro Cultural de Rua – Praça de Esportes
20:00 – Comparsinha – Ao lado do Ginásio Municipal
20:00 – V Rally Noturno – Praça Central
05/05
09:00 – XIV Rally Pinheiro Machado – Praça Central
20:00 – Show de Talentos – Ao lado do Ginásio Municipal
20:30 – Entrega da Premiação dos Rallys


26 de abr. de 2013

Equipe pinheirense de Basquetebol participará de torneio no final de semana

 
Acontece neste sábado e domingo, 27 e 28, a 2ª edição do Torneio Espírito Santo/Charrua de Basquetebol, no município de Bagé. O mesmo contará com 6 equipes, sendo que 5 representantes serão de Bagé e apenas 1 representará o município de Pinheiro Machado.


A equipe Pinheirense é formada pelo ex-jogador de basquete profissional João Alex Acuna, pelo professor de Educação física Rui Cesar Bittencourt, como também por jovens atletas que buscam através do esporte uma maneira saudável de viver. "este time joga com seus próprios recursos, pois não temos patrocínios permanentes" comenta Acuna.

Sendo que para este torneio a Prefeitura Municipal como alguns vereadores fizeram questão de ajudar com as despesas de transporte e inscrição.
Acuna ressalta que estes que ajudam a equipe acreditam que o Esporte além de ser saudável, promove a inclusão social. "Esta modalidade é um pouco cara, mas como as demais modalidades ainda necessitam de um simples apoio" destacou.

Para encerrar Acuna ressalta que esta será a segunda competição disputada pela equipe. "No final de 2012 nossa equipe fez sua estréia e conquistou de forma invicta a 1ª colocação na competição de basquete, realizada em Capão da Canoa, onde participaram equipes de Porto Alegre, Rio Grande e Osório. Nossa equipe é forte, basta apenas acreditaram em nós" finalizou.

Reunião entre Prefeitura e Brigada Militar discute estratégias para melhorar a segurança pública



Na manhã desta Quinta-Feira (25) o prefeito Municipal, Felipe da Feira acompanhado pelo assessor jurídico da Prefeitura, Claudiomar da Rosa Gomes, reuniu-se com o comando da Brigada Militar, representado pelo Comandante Jorge Luis Nachtigall e pelo Sargento André Madruga, e com os Gerentes dos bancos que possuem agência no município, para discutir formas de aumentar a segurança em Pinheiro Machado. 

No encontro, foram discutidas formas para auxiliar no combate a criminalidade. Uma das questões abordadas pelos participantes foi a instalação de câmeras de segurança na cidade, com a finalidade de inibir a ação dos bandidos e para a prevenção de ocorrências. Primeiramente, seriam instaladas câmaras de vigilância no prédio da prefeitura, situada na Rua Nico de Oliveira, nº 763, em caráter experimental, onde, pela localização privilegiada, poderia monitorar as quatro agências bancarias de Pinheiro Machado. 

“O investimento em segurança é um investimento no município, uma cidade segura para se morar também é segura para atrair investidores”, comentou o Prefeito. 

Ficou acertado entre as partes, que a prefeitura fará contato com as empresas que prestam consultoria em segurança para constatar a viabilidade do projeto, que se aprovado, poderá se estender para o restante do município.

Créditos: Assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal

25 de abr. de 2013

Câmara Municipal de Pinheiro Machado - Comunicados



1 - Não haverá expediente no legislativo nesta sexta-feira, dia 26, em razão do curso para vereadores e servidores, a ser realizado no plenário da casa.

2 - Ás 18 horas, ocorrerá AUDIÊNCIA PÚBLICA com a presença do Sr. Mário Schuster, médico veterinário e Coordenador Regional da Secretaria Estadual.

Tema: Raiva Bovina e outros assuntos relacionados à Inspetoria Veterinária.


Rodoviária de Pinheiro Machado terá nova licitação

 
 
A primeira etapa da licitação das estações rodoviárias do Estado foi concluída na semana passada, por meio da Subsecretaria da Administração da Central de Licitações do Estado (Celic). O edital da estação de Pinheiro Machado, que não registrou a manifestação de interesse de nenhuma empresa, será reaberto até o final do ano. Pinheiro Machado, que teve o processo deserto, enfrentará nova etapa. A medida visa atender as ações judiciais promovidas pelo Ministério Público, bem como as orientações contidas no relatório da Força-Tarefa para reestruturação do órgão, e corri-gira situação das concessões com contratos vencidos.
Na primeira fase, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) recebeu os projetos dos interessados nas concessões das rodoviárias, os quais estão sendo analisados. Ao todo, foram 273 rodoviárias licitadas. De 1 a (com receita acima de R$ 24 mil ao mês) à 3a categorias (com receitas entre R$ 7 mil e R$ 14 mil), que são considerados terminais rodoviários de médio e grande porte, a aprovação na licitação foi de praticamente 100%. 
 
Já as de 4a categoria (com receita de até R$ 7 mil), localizadas em municípios menores, caso de Pinheiro Machado, tiveram em média 60% de licitações desertas devido à baixa atratividade econômica. Para estes editais, estão sendo reabertos novos processos licitatórios.
O Daer destaca a importância destas rodoviárias nas cidades e vem mantendo contato com os prefeitos em busca de soluções, bem como elaborando um estudo com a possibilidade de implantar postos de venda de passagens e guichês de autoatendimento. "Com a conclusão das licitações, cumprimos diversas determinações judiciais e a população começará a usufruir de um serviço com mais qualidade nos próximos meses", afirma o diretor de Transportes Rodoviários da autarquia, Saul Sastre. 
 
Os editais prevêem a criação de praça de alimentação (com bares e restaurantes), estabelecimentos comerciais, sala de espera com área climatizada, programa de separação de lixo, sanitários e fraldários para até três crianças, acessibilidade para pessoas com deficiência e depósito para bagagens e encomendas.
De acordo com o diretor de Gestão de Projetos do Daer, Ricardo Nunes, a estrutura corre pouco risco de ser clesabilitada do sistema (possibilidade que chegou a ser debatida na Câmara de vereadores). "Vamos abrir novo edital, e certamente encontra-remos uma solução. O prazo depende da Celic", explica. Nunes antecipa que empresas já manifestaram interesse de participar da concorrência na segunda etapa. "Empresários que atuam em outros municípios da região devem disputar o edital. E, mesmo que ele encenar sem interessados (deserto), há o entendimento de procurar uma alternativa junto à Prefeitura, por exemplo, para não deixar a população sem este serviço", enfatiza.


Brigada Militar - Comunicado

 


A Brigada Militar através de seu Comandante 1º Sgt  – JORGE LUIS NACHTIGALL VAZ faz a seguinte comunicação:

- Tendo em vista os acontecimentos havidos no município de Pedras Altas na ultima segunda-feira, onde Bandidos renderam o Policial Militar que estava de serviço no Posto da Brigada Militar e, após, assaltaram as Agências do Banrisul e Sicred, a Brigada Militar de Pinheiro Machado, que deslocou uma Guarnição em apoio a aquele município, agradece às pessoas que, solidariamente, deslocaram a nosso quartel colocando-se à disposição no que pudessem ajudar, citamos ainda nossos bravos Policiais Militares aposentados Sargentos Olavo, Xavier e Edroaldo, Secretário Municipal de Administração Tenente Chagas,  Secretário de obras Afrânio, a Diretora da  Escola Dois de Maio Professora Elvira e aos funcionários e a todas as pessoas que de alguma forma auxiliaram a Brigada Militar de Pinheiro Machado para que conseguíssemos amenizar os fatos ocorridos.

- Um agradecimento muito especial aos Servidores deste Pelotão que à medida que tinham conhecimento do fato, apresentaram-se de forma voluntária para trabalhar, demonstrando a garra necessária para envergar uma farda e considerar-se Policial Militar, nos orgulhando de possuirmos um efetivo tal disposição.

- Lamentamos apenas o fato de que pessoas difundiram noticias sem ter conhecimento dos fatos, pois foram muitos os acontecimentos relatados na Cidade que não eram verdadeiros e que atrapalharam o nosso serviço e ainda causaram pânico a nossa população, citamos como exemplo a notícia que a Caixa Econômica Federal estaria sendo assaltada, fato que não se confirmou, mas causou medo na nossa Pinheiro Machado.

Andre Azambuja Madruga - 1º SgtAux do 5º Pel Pinheiro Machado


Quadrilha que assaltou agências em Pedras Altas pode ser a mesma que realizou assaltos na Serra Gaúcha



Depois de analisar as imagens das câmeras de segurança, a Polícia Civil constatou que o ataque aos bancos de Pedras Altas podem ter relação com os assaltos da Serra Gaúcha, ocorridos nos primeiros meses do ano.

Segundo o delegado Gilnei Rosa Albuquerque, o vídeo em que os criminosos aparecem levando os reféns e ateando fogo no carro usado no assalto, no sul do Estado, ajudou a caracterizar o modo operante dos homens na ação.

— Podemos comparar este crime com os assaltos a outras regiões do Estado, pois o modo como os assaltantes atuam são semelhantes. Não é coisa de principiante — afirma o delegado.

As buscas aos foragidos continuam nesta quarta-feira. Cerca de 70 policiais fazem um cerco na zona rural da região, com auxílio de um helicóptero vindo da Capital. Na tarde de terça-feira, testemunhas e reféns prestaram depoimentos.

Relembre o caso
O crime ocorreu nos postos bancários do Banrisul e do Sicredi na manhã de segunda-feira, em Pedras Altas. Além de assaltar os bancos e fazer pelo menos seis pessoas reféns — entre eles um policial, funcionários dos estabelecimentos e transeuntes —, os criminosos deixaram duas mulheres feridas. Eles atearam fogo ao Fox preto, utilizado na ação, e fugiram em uma viatura da Brigada Militar com dois reféns. As vítimas foram deixadas em Herval, na mesma região.

1° Remate Combate de Potros



Com sua primeira edição marcada para o dia 04 de Maio de 2013,as 19h no Sindicato Rural de Pinheiro Machado, o 1º Remate Combate de Potros traz uma oferta diferenciada.
Composta por 43 animais, 18 Potros, 17 Potras e mais 8 éguas de cria que completam este certame da raça Crioula.

A maior premiação já oferecida em uma Prova de 30 dias de Doma em Pinheiro Machado para potros e potras comercializados no Remate.
1º Lugar – 1 Moto no valor de R$ 3.500,00, mais 15 Sacos de Ração Purina;
2º Lugar – R$ 1.000,00, mais 10 Sacos de Ração Purina;
3º Lugar – R$ 500,00, mais 5 Sacos de Ração Purina.
A prova se realizará na sede da Cabanha Santa Eliza nos dias 01 e 02 de Junho de 2013, onde hávera local para acampamento com toda infra – estrutura.
Contatos Pelos telefones (53) 99578090 – 99486210.

Ainda para valorizar o trabalho dos domadores, também é parte integrante do calendário de Provas do 1º Remate Combate de Potros, a Prova de 1 Ano de Freio, a qual se relizará junto a segunda edição do Remate em 2014.
A premiação já estipulada para Prova de 1 Ano de Freio é:
1º Lugar – R$500,00, mais 7 Sacos de Ração Purina;
2º Lugar – R$ 300,00, mais 5 Sacos de Ração Purina;
3º Lugar – R$ 200,00, mais 3 Sacos de Ração Purina.

Totalizando mais de R$ 7000,00 em Prêmios para os animais comercilizados no remate.

O pregão ficará por conta do escritório Pioneiro Remates, onde deve ser efetuado o cadastro antecipado. Tel. (53)3248.1429.

24 de abr. de 2013

Departamento de Meio Ambiente retira pneus descartados na Vila Umbu

Conforme proposição numero 18/2013, do vereador Fabio Dias referente à retirada de pneus inservíveis depositados inadequadamente nas vias públicas na vila umbu, o Departamento de Meio Ambiente representado pelo secretário Rissielli Alves, providenciou a retirada dos mesmos das vias públicas do município. Os materiais foram levados para a cooperativa de reciclagem (Coolivra) que funciona como um Ecoponto para a região, onde foram armazenados de acordo com as normas da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental).

Segundo Alves, os pneus são descartados nas ruas por populares, aumentando o risco à saúde pública e tornando-se possíveis criadouros para o mosquito transmissor da dengue. “As pessoas não se dão conta do perigo que é colocar pneus nas ruas, além da dengue este tipo de material exposto ao ar livre pode causar uma série de danos à saúde e ao meio ambiente, com a proliferação de ratos e insetos, que podem transmitir várias doenças para a população” enfatizou.

Confira imagens de antes e depois da retirada;

 Antes



Depois



Créditos: Marcelo Souto - Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal

23 de abr. de 2013

Últimas Notícias sobre o assalto em Pedras Altas RS



 Foto: Cidade de Herval RS

Últimas Notícias: Criminosos podem estar escondidos em mato no interior de Herval, eles teriam fugido a pé, a Polícia encontrou o carro dos criminosos na localidade de Casa Branca, interior de Herval.

Hospital de Pinheiro Machado pode fechar

“Está faltando medicamentos. O soro, a doutora suspendeu por que não tem. Fita para HGT não tem e material de limpeza também não, sendo que as faxineiras são maravilhosas, mas elas não podem fazer uma higiene bem feita sem o material”. O relato de quem precisa de atendimento no local define a situação. O acompanhante de uma paciente que preferiu não se identificar denuncia a precariedade do hospital, chamado de Associação de Assistência Social de Pinheiro Machado.

O local tem cerca de 35 leitos, mas no momento está apenas com dois pacientes internados que precisaram do atendimento com urgência. As condições da estrutura não permitem a entrada de mais pacientes. Faltam produtos de limpeza, higiene, medicamentos e materiais essenciais para o cuidado de quem está internado. Segundo os funcionários do local, além da carência de materiais a instituição está com os salários atrasados desde dezembro de 2012. São cerca de 35 funcionários entre enfermeiros, cozinheiros, porteiros e técnicos da área de radiologia que estão a quase cinco meses sem receber.

A Prefeitura de Pinheiro Machado até o momento não tem nenhuma participação na administração do local. O secretário de Saúde do município, Ronaldo Madruga, reconhece que a situação é grave e garante que o Executivo vai tomar medidas para que o hospital não feche as portas. 

“Equilibrar as contas do hospital, prestar um serviço de qualidade à comunidade e colocar em dia o pagamento dos funcionários deve levar uns 45 dias, pois é um processo que precisa de embasamento, com fundamento legal, tendo em vista que o hospital está quase em calamidade pública. Estamos fortemente trabalhando a gestão municipal de Pinheiro Machado, para regularizar esta situação. A população vai ver os resultados”, destacou Madruga. 

O presidente da Associação de Assistência Social de Pinheiro Machado, Édison Molina, frisa que o hospital sobrevive com recursos do SUS e com a contribuição de sócios. Mas o valor é insuficiente para manter o funcionamento adequado. “A arrecadação mensal do hospital é de cerca de R$ 20 mil, valor este que não cobre nem a folha de pagamento dos funcionários que é de R$ 35 mil mensais”, comenta Molina. 

Segundo ele, o salário dos funcionários está três meses atrasado. “Estamos buscando parcelar as dividas do hospital e colocar as negativas em dia”, garantiu. Fonte: Tradição Regional

22 de abr. de 2013

Grupo assalta dois bancos e foge em viatura da polícia em Pedras Altas, RS


Segundo a BM, duas agências foram roubadas no município.
Com reforço de outras cidades, polícia faz buscas na região.


A polícia faz buscas a um grupo de assaltantes nesta segunda-feira (22), após ataque a agências bancárias em Pedras Altas, na Região da Campanha, no Rio Grande do Sul. Segundo informações da Brigada Militar de Jaguarão e de Pedras Altas, os homens fugiram em dois carros, sendo um deles uma viatura policial.
A Polícia Civil de Pinheiro Machado informou que duas agências bancárias foram roubadas pelo grupo. O município enviou reforço policial para ajudar nas buscas aos suspeitos. Outras cidades também colaboram com efetivo, como Bagé e Pelotas. Um carro foi incendiado em frente a uma das agências assaltadas.

Segundo a Brigada Militar, quatro homens armados chegaram ao primeiro alvo atirando, por volta das 10h30. Eles roubaram duas agências. O grupo fez pelo menos cinco reféns, sendo que um deles é policial militar. Durante a fuga os reféns foram libertados.

Ainda conforme informações da Brigada Militar, duas mulheres foram baleadas. Elas foram levadas para o Pronto Socorro de Pelotas. Os policiais fazem barreiras nas estradas. Eles acreditam que os assaltantes fugiram na direção do município de Herval, na Serra.

Na fuga, os assaltantes levaram, além da viatura policial, armas e coletes balísticos. A viatura roubada foi abandonada no assentamento Lago Azul, a 40 km de Pedras Altas.

O município de Pedras Altas, segundo o Censo 2010, tem 2.212 habitantes.

Telefonista relata momentos de tensão
A sede da Prefeitura de Pedras Altas fica em frente a uma das agências bancárias atacadas. A telefonista Sandra Correa, funcionária municipal, contou por telefone ao G1 os momentos de tensão que viveu junto com os colegas pela manhã. "A gente teve de sair da sede, porque um dos bancos fica bem na frente da prefeitura. O outro fica perto daqui também. Teve tiroteio", disse.

Sandra ainda relatou que os funcionários também ouviram barulho de explosão. Apesar de escondidos, conseguiram ver alguns momentos do ataque. "Eles pegaram o carro da polícia e fugiram. Duas funcionárias (do banco) ficaram feridas, uma veio aqui na prefeitura, a outra foi direto para o posto (de saúde)", lembrou.

A telefonista já havia presenciado outros assaltos no município, mas como este foi o primeiro. "Assim, desse tamanho, nunca aconteceu", afirmou, ainda assustada. De acordo com Sandra alguns funcionários seguem cumprindo o expediente. Nas ruas, a polícia faz buscas aos suspeitos.

 Fonte: G1

Excursão para o show do Sambô em Bagé


- Dia: 12/05

- Saída: Praça Central


- Horário: A combinar


- Valor: R$ 22,00 (no ato da reserva de lugares ,efetuar o pagamento da metade do valor)


- Tratar com: Vera vieira - 91161193 ou Stefany Pinheiro - 99797050 (Av. José Bonifácio 632)


Inscrições abertas




19 de abr. de 2013

OCORRÊNCIAS – 5º PEL PINHEIRO MACHADO / RS

A Brigada Militar através de seu Comandante 1º Sgt  – JORGE LUIS NACHTIGALL VAZ comunica as seguintes ocorrências:

- Dia 18 de abril por volta das 1900h, na Localidade Vierina, uma Guarnição da Brigada Militar através do Sargento Farion e Sd Bonini, em Serviço realizado de forma conjunta com a Policia Civil de Pinheiro Machado através Inspetor Vieira, dando continuidade nas operações na área rural do município desencadearam serviços de barreira embasada por longo trabalho de investigação realizado pela equipe da delegacia de Pinheiro Machado onde lograram êxito na prisão de M.A.G. de 18 anos de idade e da apreensão de um adolescente de 17 anos de idade, junto com material apreendido procedente de furtos realizados na região e o recolhimento de um  motocicleta, o serviço teve termino as 0300h do dia 19 de abril. 


- Dia 19 de abril por volta das 0815h, na rua vinte quatro de fevereiro,  uma Guarnição da Brigada Militar através do Sargento Souza e dos  Sd Colomby e Soares, em Serviço de Patrulhamento abordou o Sr. G.B.S. de 26 anos de idade que estava com mandado de prisão expedido em seu desfavor, o apenado foi preso e conduzido ao presídio regional de Bagé, onde se encontra a disposição da Justiça.


Andre Azambuja Madruga - 1º SgtAux do 5º Pel Pinheiro Machado
Fone: (53) 91451416

A dupla gospel Juliano e Daiana lançam em primeira mão seu 1º CD em Pinheiro Machado na Igreja O Brasil Para Cristo


A dupla gospel Juliano e Daiana, pinheirenses,  realizaram ontem, dia 18 de Abril em Pinheiro Machado o lançamento oficial de seu primeiro CD, durante culto na Igreja O Brasil Para Cristo.

O CD da dupla, foi finalizado com muito amor, e debaixo de muitas orações, para que ele tenha um alcance amplo, e formalize o seu papel, que é apresentar um louvor com qualidade, abraçando todos os públicos e priorizando a palavra de Deus.

A dupla canta junto a mais de 2 anos, o gênero gospel. "Tudo começou a se estabelecer na sua totalidade após o casamento. " disse Juliano.

Juliano lembrou que sempre teve uma ligação muito forte com o cenário musical desde a adolescência.

O casal enfatiza que o louvor é muito importante, pois a mensagem cantada vai longe chegando até o profundo da alma.

Para contato direto com a dupla para apresentações com louvor com muita unção, alta qualidade, e alegria com palavras que realmente enaltecem a Deus, entrar em contato pelos telefones (53) 84390050 ou  (53) 91416970. 




Novo colaborador - “MURAL da EDUCAÇÃO”

Paulo Ricardo Javiel Rezende (Bela), 36 anos, funcionário público, Professor de Educação Física municipal, filho de Pinheiro Machado, atualmente residindo na capital do Estado onde atua no Conselho Estadual de Educação como Conselheiro Titular ocupando uma das 22 cadeiras daquele importante colegiado que normatiza, fiscaliza e delibera questões pertinentes ao Sistema Estadual de Ensino.

Trás na sua trajetória a experiência de ter atuado como Professor em Escolas Municipais, como Preparador Físico de Futebol no Grêmio Portoalegrense, Futsal do S.C. Internacional e Profíssionais do GE Bagé, como Diretor do Departamento da Juventude Desporto e Lazer, Secretário Municipal da Educação, Cultura e Desporto e Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo do município de Pinheiro Machado, além de ter ocupado os cargos de Diretor Geral e Secretário de Estado Ajunto da Educação do Estado do Rio Grande do Sul no Governo Yeda Crusius.

Trará em seu espaço semanal no Blog Eigatimaula denominado “MURAL da EDUCAÇÃO” um resumo de notícias, veiculadas na imprensa nacional, estadual e regional, pertinentes as questões de Educação, atualizando nossos leitores, educadores, amantes da educação e sociedade como um todo. e-mail – rezendefilho1@gmail.com.