18 de jul. de 2016

UFPel realiza levantamento do antigo Hotel da Luz em Pinheiro Machado


Construído em 1934 e ícone no município de Pinheiro Machado, o prédio do antigo Hotel da Luz acaba de ganhar um levantamento arquitetônico. O Núcleo de Estudos de Arquitetura Brasileira da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou cerca de um ano e meio na elaboração do estudo. Uma parte do local hoje abriga a Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado. 

O levantamento, explica a coordenadora do Núcleo, professora Ana Lúcia Costa de Oliveira, foi feito nos moldes exigidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). O material engloba avaliação fotográfica, física, de pisos, esquadrias, patologias da construção e análise formal do prédio. O levantamento incluiu, ainda, conversas com descendentes dos antigos proprietários. O trabalho possibilitará evidenciar os valores histórico e estético do prédio. “Um hotel representa muito para uma cidade”, observou. 

A edificação tem aproximadamente 350m2 de área construída e, apesar de algumas intervenções internas, tem a fachada inalterada. Construído em estilo eclético tardio, é de alvenaria e tem pisos de madeira e ladrilho hidráulico, além de paredes de escaiolas. Possui ornamentação geometrizada, sendo marcado por pilastras e com porão baixo. O prédio funcionou como hotel por quase sete décadas, até 2001. Em meados de 2003, a Câmara passou a ocupar 136m2 do espaço. 


A professora Ana Lúcia e a estudante do nono semestre de Arquitetura e Urbanismo, Manuela Camerini da Rosa, estiveram apresentando o conteúdo do levantamento ao reitor da UFPel, Mauro Del Pino. Em breve, o estudo deverá ser entregue à Prefeitura e à Câmara de Pinheiro Machado, para que possam dar encaminhamento aos procedimentos para a realização do projeto de intervenção e restauro do imóvel.

Nenhum comentário: