28 de ago. de 2016

O dia em que Cacimbinhas saiu do mapa

Autor de “A Guerra de Cacimbinhas”, obra que trata do tema com forte vínculo à memória da região, o jornalista Luiz Antônio Nikão Duarte é o convidado especial da próxima edição do evento “Conversas Sobre Livros”, de realização da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP). 

Na quinta-feira (1º), a partir das 19h, Duarte fará a apresentação do livro em Pelotas e irá conversar com o público sobre suas pesquisas em torno do episódio que, em 1915, retirou Cacimbinhas do mapa, rebatizada como Pinheiro Machado. A mudança teve relação direta com o assassinato do senador José Gomes Pinheiro Machado, e gerou uma crise política em que, bem ao estilo da época, logo apareceram as armas e a ameaça do que o autor chama de “guerra municipal”. O evento tem entrada franca. 

Jornalista com mais de quatro décadas de atuação por redações do Estado e do país, Nikão Duarte dedicou vários anos à pesquisa sobre personagens e situações do episódio histórico que se estendeu pelos últimos quatro meses do ano de 1915, com duas datas chave: 8 de setembro, no Rio de janeiro, dia do assassinato do senador Pinheiro Machado; e 30 de outubro, dia em que o intendente provisório (em verdade interventor) publicou o decreto com a troca de nome do município e começou a se armar a (quase) “guerra municipal”. 

Com alguns recursos ficcionais, a linguagem da obra é jornalística, tratando-se de uma reportagem histórica amparada em muita pesquisa e construída em capítulos curtos que tecem uma linha do tempo: a narrativa das 144 páginas tem como centro o ano de 1915 e se estende até 1942. 

Serviço 
 O Que: Conversas sobre Livros - Mesa redonda com autor e convidados 
Quando: Quinta-feira (1º), às 19h 
Onde: Salão Nobre da Bibliotheca Publica Pelotense (praça Cel. Pedro Osório, nº 103) 
Quem: Convidado especial: Luiz Antônio Nikão Duarte, autor de “A Guerra de Cacimbinhas” 
Realização: Bibliotheca Pública Pelotense


Redator: Jornal Tradição

Nenhum comentário: