12 de abr. de 2017

Assembleia Legislativa discutirá empreendimento da Votorantim Metais no dia 19

Na próxima quarta-feira, em Porto Alegre, no Teatro Dante Barone, no Palácio Farroupilha, ocorre, a partir das 10h, a audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa que debaterá o empreendimento da Votorantim Metais Holding, na região de Caçapava do Sul. Com o tema “Riscos e perspectivas do projeto Caçapava do Sul, da Votorantim Metais, para a Bacia Hidrográfica do rio Camaquã e para o Bioma Pampa”. 

A audiência tem como proponente o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi que, na sexta-feira passada, esteve às margens do rio Camaquã em ato contrário à instalação da mina a céu aberto que irá explorar cobre, zinco e chumbo. Ontem, estiveram na redação, as representantes do grupo Rio Camaquã – união pela preservação -, Vera Scholante Colares e Ângela Márcia Scholante Colares. As produtoras da região de Palmas, interior de Bagé, fizeram uma avaliação da audiência pública realizada no interior. “O evento teve a participação de quatro deputados estaduais, vereadores de diversos municípios, prefeitos de cidades como Cristal, Pinheiro Machado, Amaral Ferrador e Encruzilhada. Além disso, o presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Edimar Fagundes, também esteve presente e informou que a casa legislativa estaria disponível para a realização de evento similar”, comentou Vera. Já Ângela Márcia destaca que, além do apoio de inúmeras instituições, o ato também contou com auxílio das empresas Stadbus e Anversa, que cederam, cada uma, um ônibus, para o transporte de moradores de regiões como as Palmas; o Corpo de Bombeiros e o secretário de Desenvolvimento Rural, Cléber Zuliani Carvalho, que deslocou uma equipe para fazer a manutenção da estrada até a propriedade de Neco Barbosa e as empresas Dachery Transportes e Gráfica do Instituto de Menores. “Agora, iremos apresentar aos deputados, com o apoio de técnicos, os esclarecimentos sobre esse empreendimento, buscando esclarecê-los sobre alguns mitos que foram criados de que essa mina trará o desenvolvimento à região. Não somos contra o desenvolvimento, mas ele precisa ser sustentável e, neste caso, diferente do que é dito, não existe mina segura. Queremos é mobilizar mais deputados para essa causa que cresce a cada dia”, enfatiza Vera. Quem deseja mais informações sobre a mobilização que acontecerá em Porto Alegre, na próxima semana, deve entrar em contato com Ângela Márcia, pelo telefone (53) 999 324 836. 

Empresa confirma presença 

A Votorantim Metais Holding, por meio de sua assessoria de imprensa, respondeu à Folha do Sul que participará da audiência pública em Porto Alegre. A empresa destaca que a discussão sobre o projeto é natural e saudável e que mantém sua disposição para o diálogo aberto e construtivo em torno do projeto Caçapava do Sul. 

A empresa destaca que a iniciativa irá gerar empregos, capacitação profissional e promover o desenvolvimento da região, além de trazer divisas para o Estado e para o país. “A empresa entende a audiência no Legislativo gaúcho – já foram realizadas cinco audiências públicas pela Fepam - como uma oportunidade para esclarecer às lideranças políticas e à população sobre o empreendimento”, destaca em nota a empresa que reafirma que a relação dela com o rio inspirou cuidados e, por isso, desenvolveu um projeto tecnologicamente inovador, sem descarte de efluentes, com reutilização da água usada e que, entre outras medidas, não haverá risco de assoreamento do rio. “O projeto não inviabilizará as cadeias produtivas da região e poderá, isso sim, fomentar o desenvolvimento local, da mesma forma que já ocorre em outras operações da empresa. Em Vazante/MG, por exemplo, a companhia apoia 33 propriedades de agricultura familiar destinadas à produção de leite. Esses produtores recebem assistência técnica, formação em gestão, insumos e equipamentos. Em quatro anos, a produção diária de leite saltou de 77 litros para 206”, justifica a empresa por meio de nota.

http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2017/04/12/assembleia-legislativa-discutira-empreendimento-da-votorantim-metais-no-dia-19

Nenhum comentário: