15 de mai. de 2017

Estrutura para transportar carvão até a Pampa Sul em Candiota ganha forma

A estrutura destinada a transportar carvão mineral da mina de extração até a Usina Pampa Sul, erguida na localidade de Seival, em Candiota, está ganhando forma. As peças metálicas que comporão o empreendimento, que terá extensão de 4,17 quilômetros, começaram a ser posicionadas e instaladas. 
Com capacidade para transportar 550 toneladas de carvão por hora, a estrutura é construída pela empresa TMSA, contratada para o serviço. O primeiro passo, para a obra, consistiu na supressão vegetal da área, seguido da abertura dos acessos e das bases civis. 
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul, Hugo Roger Stamm, explica que, nesta etapa, estão sendo executadas as obras de instalação das estruturas metálicas (apoios, treliças, galerias e torres), para que possam ser montados os equipamentos eletromecânicos, como roletes, correia tubular, acionamentos, sistema de tensionamento da correia, proteções, sistemas auxiliares de abatimento de pó, equipamentos auxiliares, bem como todos os componentes elétricos e da subestação de energia. “Quando a montagem eletromecânica do sistema estiver completa, iniciam-se os testes em vazio (sem carvão) das correias, analisando seu comportamento e realizando os ajustes necessários para o pleno funcionamento com carga, bem como exaustivos testes dos sistemas de segurança. Após os testes em vazio, iniciam-se os testes com carga (com carvão), nos quais, aos poucos, a carga é incrementada e analisa-se todo o comportamento estático, dinâmico, elétrico e de controle do equipamento”, detalhou.
A previsão é que quando a obra da correia transportadora de carvão estiver em seu pico, cerca de 250 pessoas deverão estar atuando direta e indiretamente na obra. Stamm destaca que um diferencial da estrutura está na tecnologia utilizada. Segundo ele, por tratar-se de uma estrutura fechada, haverá a redução de ruídos e emissão de poeira. No trecho em que a correia passa perto da localidade de Seival, será implantada uma cortina vegetal, visando minimizar os impactos do empreendimento para a população. 
Correia terá extensão de 4,17 quilômetros

Nenhum comentário: