21 de jun. de 2017

A beleza do inverno no pampa gaúcho


Muitos bageenses aproveitaram a manhã de terça-feira para registrar a geada que se formou na Campanha. O último dia do outono também foi marcado pelo frio intenso. Conforme o Instituto Climatempo, em Bagé, os termômetros chegaram a marcar 0°C. Isso entre as 4h e as 7h. Aliás, às 8h, pouco havia mudado: 1°C foi registrado.
Conforme o instituto, foi a forte massa de ar polar que ingressou no Estado que congelou o ar - inclusive, 12 cidades da região Sul do país registraram temperaturas negativas. Os moradores de São José dos Ausentes, por exemplo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, precisaram encarar 4,4°C abaixo de zero. Bagé, ainda segundo o Climatempo, teve uma formação de geada considerada forte. Quanto à temperatura, vale especificar que a mínima chegou a 0,9°C.

Primeiro dia de inverno
O primeiro dia de inverno, segundo o instituto Climatempo, também deve ter formação de geada. Mas as temperaturas serão um pouco mais amenas, oscilando entre 4°C e 17°C. O inverno, no Hemisfério Sul, começa à 1h24min e se estende até as 17h2min do dia 22 de setembro. Conforme o Inmet, a estação será marcada pela "neutralidade no oceano Pacífico Equatorial". Mas o instituto elucida: "As chances de ocorrência de um fenômeno El Niño durante o inverno de 2017 decresceram no último mês. (...) Entretanto, caso haja uma confirmação até o final da primavera de sua ocorrência, provavelmente o fenômeno será de baixa intensidade".

Temperaturas podem subir
A temperatura volta a subir na Campanha a partir de amanhã, quando a mínima será de 12°C e a máxima chegará a 23°C. Na sexta, oscilará entre 14°C e 24°C. O final de semana será de sol com algumas nuvens. No sábado, os termômetros registrarão de 15°C a 24°C e, no domingo, de 16°C a 25°C. A chuva, conforme o Climatempo, só retorna na próxima semana.

Fonte: Folha do Sul Gaúcho 

Nenhum comentário: