18 de ago. de 2017

Começa nova etapa da Parceria Votorantim pela Educação

A Parceria Votorantim pela Educação (PVE) teve nova fase essa semana, em Pinheiro Machado. As comunidades escolares deram início ao processo de diagnóstico sobre o funcionamento de diferentes áreas do estabelecimento de ensino. 

O trabalho começou pela Escola Dois de Maio, na última terça-feira (15/08). Na quarta-feira (16/08), foi o dia da Escola Municipal Manoel Lucas Prisco (foto). Tópicos como a atuação dos Conselhos Escolares, a preocupação com o abandono e a evasão escolar e a atenção aos alunos com defasagem de aprendizado foram avaliados em uma reunião com professores, funcionários, alunos e pais. 

De acordo com a avaliação da comunidade, eram atribuídos cores aos assuntos: verde quando o funcionamento é considerado satisfatório, amarelo quando é necessário algum ajuste no processo e vermelho quando há necessidade de correções urgentes. 

O trabalho de diagnóstico continuará sendo realizado nas demais escolas do município, ao longo da próxima semana. 

O PVE 

No final do mês de março, Pinheiro Machado aderiu à Parceria Votorantim pela Educação. A iniciativa do Instituto Votorantim busca contribuir para a melhoria da educação nos municípios onde o grupo atua, por meio da qualificação das práticas de gestão educacional e escolar, e da mobilização social das comunidades. O PVE existe desde 2008 e já foi realizado em mais de 53 municípios, de 17 diferentes estados. 

O PVE é alinhado às prioridades do Ministério da Educação. De acordo com o Instituto Votorantim, a iniciativa tem impacto comprovado, com a melhoria de 38% nos resultados dos Anos Iniciais e 45% no rendimento dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental dos municípios participantes, em relação aos demais municípios brasileiros.

Foto: Roberto Witter
http://www.pinheiromachado.rs.gov.br/comeca-nova-etapa-da-parceria-votorantim-pela-educacao/

Nenhum comentário: